Search
Search

Última semana para sociedade contribuir para composição do Índice Brasileiro de Conectividade

Última semana para sociedade contribuir para composição do Índice Brasileiro de Conectividade

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Levantamento realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) busca subsídios para estruturação do ranking de conectividade de municípios e estados brasileiros

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebe, até a próxima sexta-feira (7), contribuições da sociedade para a elaboração e a publicação do Índice Brasileiro de Conectividade (IBC), indicador que estabelece um quadro nacional – com dados comparáveis – sobre o estágio de conectividade de municípios e estados brasileiros. As contribuições podem ser adicionadas à Tomada de Subsídios nº 10, disponível por meio do sistema Participa Anatel.

A Tomada de Subsídios está estruturada em 9 questionamentos, que abordam aspectos como serviços de telecomunicações que compõem o IBC; índices internacionais que podem servir como benchmark; e variáveis que devam ser consideradas para o cálculo do indicador. Este cálculo é realizado a partir de informações coletadas pela Anatel e por outros órgãos governamentais. O IBC é inspirado em outros indicadores nacionais e internacionais.

Entre as aplicações do novo indicador, a mais direta é a possibilidade de ranqueamento dos municípios e estados no País, de forma a referenciá-los em relação ao seu patamar de conectividade. Com isso, a Anatel busca definir uma estrutura de incentivos que promova – através da percepção de posição e situação de cada localidade – o desenvolvimento natural e orgânico do setor de telecomunicações onde os estágios de conectividade estejam mais defasados.

A expectativa da Anatel é que o IBC possa ser aplicado em uma série de atividades relacionadas ao setor de telecomunicações, de forma específica, e à área econômica brasileira. Outro uso possível é a disseminação e difusão de boas práticas para o incremento da conectividade por meio da divulgação do IBC e da evolução positiva do índice.

COMPOSIÇÃO DO ÍNDICE

A versão proposta pela Anatel para o IBC é o resultado da média ponderada de sete variáveis: densidade de acessos móveis; densidade de acessos de banda larga fixa; percentual de população coberta por telefonia móvel; adensamento de estações; existência de backhaul de fibra ótica; grau de competitividade (HHI) da telefonia móvel; e grau de competitividade (HHI) da banda larga fixa.

*Com informações do MCom

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas