Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Em alta, publicidade digital no Brasil é detalhada em evento do IAB

Data: 03/09/2021
Veículo: Tudo Rádio

São Paulo – Os dados são inéditos e referentes ao mercado brasileiro. Eles são apresentados no IAB Next e são frutos de uma parceria com a Kantar IBOPE Media

Neste mês de setembro o mercado brasileiro terá acesso a dados atualizados sobre os investimentos em publicidade digital realizados no Brasil, referentes ao ano de 2020. Isso acontece através do IAB Next, realizado pelo IAB Brasil, associação que representa a publicidade digital no país. Os dados sobre o cenário digital foram apresentados no primeiro dia do evento, realizado nesta quinta-feira (2) e fazem parte do novo Digital AdSpend, fruto de parceria com a Kantar IBOPE Media.

“O Digital AdSpend nasceu num momento em que a publicidade digital precisava se provar como um meio de comunicação representativo. Já passamos dessa fase e encontramos, agora, um digital consolidado. Nossas metodologias foram se transformando e evoluindo e já não basta um número sobre o tamanho da publicidade digital. É preciso mais contexto. É preciso entender o momento que nos ajuda a construir este número”, comenta Cris Camargo, CEO do IAB Brasil. “O novo AdSpend cumpre este papel”, complementa, Cris.

Segundo o IAB, a nova metodologia utilizada para a definição do investimento total conta com dados da Kantar IBOPE Media e do IAB Brasil em sua composição. E o evento também contará com insights sobre o que é aguardado como consolidação do cenário da publicidade digital em 2021.

“A publicidade sempre acompanhou os hábitos do consumidor e com os brasileiros ganhando cada vez mais intimidade com a tecnologia, é natural que as marcas procurem oportunidades para conquistar novos clientes. A partir deste ano, o IAB passará a contar com os dados da Kantar IBOPE Media, agregando mais granularidade e uma visão ampla dos cenários de setores e categorias”, explica Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil.

“Compreender a atividade publicitária com os mesmos critérios em todos os pontos de contato utilizados pelo consumidor é essencial para a tomada de decisões estratégicas”, completa Vogel, em sua apresentação no IAB Next, realizada ontem (2).

O movimento é fortalecido por outros passos dados pela Kantar IBOPE Media, empresa conhecida no meio rádio através de sua aferição regular de audiência. Nessa área, a Kantar anunciou a evolução de seu trabalho para um cenário híbrido, através de novidades como o Extended Radio, em parceria com empresas de tecnologia como Triton Digital e NextDial.

O rádio participa desse movimento digital, através da monetização de seu conteúdo multiplataformas. Vendas de mídia presentes em inventários como portais, aplicativos, streaming ao vivo, podcasts, vídeos on-demand e vídeos ao vivo fazem parte desse ecossistema de publicidade digital. Inclusive há uma sinalização importante do avanço da publicidade programática no áudio digital das rádios nos principais mercados.

Os primeiros dados e a publicidade digital em alta

Colaborando com o peso dos dados que foram no primeiro dia do IAB Next, o IAB considera que o ano de 2020 foi “um período de ganho de familiaridade dos consumidores com as tecnologias, em que 56% afirmam que a crise do coronavírus ajudou a incorporar melhor a tecnologia no seu dia a dia”. Segundo a associação, o Digital AdSpend apontou que a publicidade digital atingiu o patamar de R$ 23,7 bilhões em 2020, um crescimento de 48% em dois anos, se comparado ao último relatório publicado pelo IAB em 2019, ano base de dados de 2018.

O estudo ainda destaca o destino de compra de mídia: entre os 26 setores classificados, 13 (50%) tiveram no digital o principal destino de compra de mídia, incluindo os 3 setores de maior peso/representatividade na publicidade: comércio, serviços e financeiro, cada qual investiu no digital mais de 40% de sua compra de mídia total no ano de 2020, segundo o IAB.

Outro ponto importante é relacionado à evolução indicada para 2021, que é de crescimento no primeiro semestre deste ano. “Comparado ao mesmo período de 2020, o número de anunciantes investindo nos canais digitais cresceu 57%, sendo que setores como Serviços, Eletrônicos e Imobiliário apresentaram um aumento acima de 100%, o que se traduz em maior concorrência pelo consumidor e maior cenário de oportunidades para agências e veículos no digital”, destaca o comunicado do IAB.

O estudo completo do Digital AdSpend, com dados de 2020 e 2021, visões setoriais e análises inéditas, será divulgado em etapas a cada dia do IAB Next, sendo iniciado no primeiro dia de evento (veja serviço e agenda a seguir). Os próximos encontros serão nos dias 16, 23 e 30 de setembro, das 9h às 12h. Clique aqui para participar.

Serviço
Evento: IAB NEXT 2021
Quando: Dias 16, 23 e 30 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Local: Online
Valor: Gratuito
Inscrições: https://iab.mediastream.com.br/home/

Agenda do IAB Next 

Dia 16 de setembro: Tecnologia e automação
“Inteligência artificial e machine learning para gestão de dados”
Palestrante: Angelina Eng – VP of Measurement & Attribution do IAB
Insights Investimento publicitário 2020 – Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media
Painel: Automação nas operações de dados – como funciona na prática?

Dia 23 de setembro: Vídeo e Streaming
“TV online e on demand – o potencial da publicidade em CTV para as estratégias das marcas”
Palestrante: David Cohen – CEO Global do IAB
Insights Investimento publicitário 2020 – Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media
Painel: TV Conectada – um manual prático para os profissionais de marketing
Participação: Fabricio Proti, SVP Latam de Ad Sales & Gerente Geral da ViacomCBS no Brasil

Dia 30 de setembro: Business Transformation
“Brand Disruption – insights e tendências sobre a evolução do ecossistema de consumo”
Palestrante: Randall Rothenberg – Executive Chair do IAB
Insights Investimento publicitário 2020 – Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media
Painel: Marketplaces, e-commerce e social commerce – como conectar construção de marca e impulsionamento do canal de venda
Participação: Fabiana Manfredi, Diretora Sênior de MercadoAds

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