A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulga, nesta quarta-feira (11), a Consulta Pública nº 6, que propõe a atualização dos Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para TV e RTV. A medida é vista pela Abratel como essencial para o futuro da radiodifusão.
Para Wender Souza, engenheiro da Associação, o texto cumpre a função de “preparar o arcabouço regulatório para possibilitar a instalação das futuras estações transmissoras da televisão 3.0”.
Um dos pontos mais sensíveis discutidos foi a garantia de que o sinal da nova geração de TV chegue com qualidade dentro das residências, sem a necessidade de antenas externas complexas. Segundo o engenheiro, a agência reguladora acolheu os pedidos técnicos do setor:
“O setor só tem a agradecer à Anatel, que ouviu a radiodifusão e foi sensível às necessidades técnicas determinadas pelo Fórum SBTVD, principalmente no que é atinente ao campo de serviço para recepção interna. Esperamos que, com o campo indicado pela Anatel, seja possível a execução de projetos de instalação que possibilitem a recepção interna da televisão 3.0”, afirma Wender.
Estação Segmentada
Além das adequações para a TV 3.0, a consulta traz uma inovação regulatória e comercial importante: a figura da Estação Segmentada. Essa modalidade permitirá que emissoras direcionem conteúdos específicos para diferentes zonas dentro de uma mesma área de cobertura.
“A proposta de ato de requisito traz a criação da figura da estação segmentada, que é a estação que vai poder fazer uma diferenciação de conteúdo programático e publicitário dentro da área de serviço de uma estação geradora de televisão”, explica.
Na prática, isso possibilita a veiculação de informes publicitários ou notícias direcionadas para uma região metropolitana ou um bairro específico, personalizando a entrega da TV aberta.
Participe
O texto completo está disponível no sistema Participa Anatel. As contribuições da sociedade podem ser enviadas até o dia 18 de março.