Search
Search

Conar determina mudança em campanha que alegava queda de audiência da TV aberta

Conar determina mudança em campanha que alegava queda de audiência da TV aberta

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 11/06/2024
Veículo: Correio do Povo

Conselho entendeu que as informações apresentadas induziam os telespectadores ao erro

Uma campanha publicitária que apresentava números indicando uma suposta substituição da TV aberta no Brasil pela plataforma YouTube, deverá ter seus dados alterados por determinação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). As informações são do Portal R7.

A campanha, com o slogan “A TV do Brasileiro Mudou” destacava que um determinado canal da plataforma digital teve 25 milhões de usuários apenas no Campeonato Paulista de Futebol de 2024, o que teria configurado um “aumento de 122% da audiência média comparada ao ano de 2023″. A campanha também dizia que 70% da audiência estavam em TVs conectadas.

A campanha publicitária foi alvo de processo da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) que questionou os dados apresentados, afirmando que o teor do anúncio apresentava dados que não refletem a realidade do mercado audiovisual brasileiro, distorcendo a realidade do consumo de TV aberta no Brasil.

A associação citou o Relatório Kantar Ibope de 2023, que revela que 74,3% do consumo total de vídeo no país é feito por meio da TV linear, enquanto 25,7% são via vídeo online, sendo 16% desse percentual relativo ao YouTube.

Na última semana, o Conar avaliou como procedente a representação da associação e recomendou a alteração do anúncio.

A decisão estipulou que, em caso de republicação da campanha, o anunciante modifique a mensagem para deixar claro que a mudança mencionada se refere especificamente à audiência do canal que transmitiu as partidas do Campeonato Paulista, e não aos números da TV de forma geral.

A relatora do caso no Conar afirmou que os dados fornecidos no anúncio não foram suficientes para sustentar a afirmação de que “a TV do brasileiro mudou”. Segundo ela, os dados apresentados confundem a mensagem e a informação para o público.

O R7 tentou contato com a empresa responsável pela propaganda. No entanto, até a publicação desta reportagem, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
image_ Jefferson Rudy:Agência Senado
Lula sanciona reoneração gradual da folha de pagamento
SET-EXPO-2022-Maximiliano-Salvadori-Martinhao
Maximiliano Martinhão assume diretoria na Seja Digital
1df0da3e-f7cc-4476-a081-7000a0057716
Abratel marca presença no IBC 2024
BANNER REELS CAMAPANHA ABRATEL E ABERT SITE
ABRATEL e ABERT lançam campanha contra desinformação no período eleitoral
SITE - PARABOLICA-TRADICIONAL-E-NOVA-PARABOLICA-DIGITAL1-11
Siga Antenado instala mais de 3,5 milhões de kits de banda Ku
Informe Abratel
Loading...
1 2 29

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas