Data:
Veículo: RIC
Profissionais da RICtv Londrina foram alvo de violência enquanto cobriam manifestação nesta segunda-feira (17). Sindicatos e associações reforçaram a defesa da liberdade de imprensa

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná se mostrou preocupado com a segurança do município. Além disso, a entidade repudiou a violência contra os profissionais da imprensa durante a cobertura.
“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam a violência contra trabalhadores da imprensa e manifestam preocupação com a segurança no município”, disse a nota.
Outra instituição a se manifestar foi a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), que pediu que episódios como esse não se repitam e que nada justifica a intimidação e a violência.
“A Abratel considera tais atos inadmissíveis e reafirma seu compromisso inabalável com a defesa da liberdade de imprensa e de expressão. O direito à manifestação é legítimo e garantido pela Constituição, porém, nada justifica qualquer forma de violência ou intimidação contra jornalistas e cinegrafistas no exercício de sua profissão. Esperamos que episódios como esse não se repitam e que as emissoras de televisão possam continuar cumprindo sua missão essencial de levar informação imparcial e de qualidade à sociedade”, disse a entidade.
Violência contra profissionais do Grupo Ric
A jornalista Bárbara Botelho e o cinegrafista Marcelo Bonomini, ambos da RICtv Londrina, foram alvos de atos de violência durante um protesto contra a morte de jovens em confronto com a Polícia Militar (PM).
Marcelo foi atingido por uma pedrada e foi encaminhado para o hospital. Já Bárbara sofreu cortes devido aos estilhaços de vidro.