Search
Search

5g completa dois anos de implantação no Brasil

5g completa dois anos de implantação no Brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

No dia 6 de julho, o 5G completou dois anos do início de sua implantação no país. Segundo a Anatel, com as faixas de frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz, há mais 810 municípios com a tecnologia, incluindo todas as capitais com estações licenciadas. Há sinal ativo em pelo menos 589 cidades, com cobertura média de 45%, e 28 milhões de usuários com celulares que permitem se conectar à internet com a nova tecnologia.

“O 5G não é apenas uma atualização tecnológica, mas uma revolução que promete transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos conectamos. Estamos apenas começando a explorar todo o seu potencial”, afirma a Anatel.

Brasília foi a primeira capital do país a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022. O Edital do 5G, que fixou as regras da licitação realizada no final de 2021, estabelece compromissos para que todas as cidades do país (5.570) tenham sinal 5G em plenitude até o final de 2029.

Segundo a Agência, esforços estão sendo feitos pelo setor e governo para antecipar essas ativações, bem como para que a cobertura nas cidades onde estão sendo vendidos o serviço possa ser igual ou até maior que a do 4G.

A Anatel é responsável por coordenar o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), composto por integrantes do Ministério das Comunicações, prestadoras vencedoras do Edital, radiodifusoras e exploradoras de satélites. É atualmente presidido pelo conselheiro Carlos Baigorri, também presidente da Agência.

O Gaispi coordena as atividades atribuídas pelo Edital do 5G à Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), responsável pela migração da TVRO para a banda Ku e a desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz. A previsão é que, até o mês de dezembro de 2024, a EAF já esteja atendendo todo o território nacional com antecipação de mais de um ano em relação ao prazo previsto no Edital.

Com informações da Anatel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
mcom
Chamamento para serviço de RTV primário está aberto até final de janeiro
Woman in the office
Voz do Brasil: consulta pública para o calendário de 2025 vai até 31 de janeiro
foto pesar miriam aquino
Nota de pesar | Miriam Aquino
LOGO ABRATEL
Boas festas!
54213215741_8e403d34de_k
TV 3.0 avança no Brasil
Informe Abratel
Loading...
1 2 43

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas