Search
Search

Abratel participa de migração de rádios AM para FM em João Pessoa

Abratel participa de migração de rádios AM para FM em João Pessoa

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o representante da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e diretor nacional institucional da Record TV, Zacarias Pagnanelli, e o presidente da TV Correio, afiliada da RecordTV na Paraíba, Roberto Cavalcanti, participaram da assinatura dos termos aditivos de adaptação das outorgas para a migração da faixa AM para a FM de cinco emissoras, em João Pessoa (PB).

As emissoras completaram o processo de migração na Paraíba, ao apresentar certidão de regularidade fiscal e quitar o boleto de mudança de outorga de AM para FM: Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia, de Patos (PB); Fundação de Desenvolvimento de Picuí (Fundepi), de Picuí (PB); Rádio Cajazeiras, de Campina Grande (PB); Rádio Integração do Brejo, de Bananeiras (PB); e Rádio Potiguara, de Mamanguape (PB). Ao todo, 28 entidades paraibanas manifestaram interesse ao MCTIC em migrar de faixa.

Para o representante da Abratel, Zacarias Pagnanelli, é muito importante essa migração de AM para FM, não só para as emissoras, mas para a comunicação como um todo. “O objetivo da Abratel é juntar seus parceiros e trabalhar com pluralidade para benefício da radiodifusão”, reforçou.

O ministro Kassab enfatizou a importância das rádios, que fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. “É algo que veio para ficar já há muito tempo. E essa é a razão de estarmos aqui, todos nós, festejando esse importante momento”, complementou.

Segundo a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Nogueira, as 28 rádios têm como ouvintes 80% da população paraibana, ou seja, quase 3 milhões de pessoas. As outras 23 emissoras têm 90 dias para pagar o boleto, cujo valor é calculado individualmente e pode variar de R$ 7 mil a R$ 200 mil.

Migração no Brasil

Das 1.781 rádios AM do Brasil, quase 1.500 solicitaram a mudança. Nesta primeira etapa, cerca de 960 veículos poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da televisão, responsável por liberar espaço para todas as entidades que desejem fazer a modificação.

A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, audiência e faturamento. Ao migrar sua operação, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a fim de modernizar o serviço.

Fonte: Portal R7

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas