Você se recorda o que fazia da vida antes da internet? Já ouviu falar em um cientista chamado Tim Berners-Lee? Há 25 anos ele desenvolvia as bases para o que seria uma das maiores inovações da história da humanidade em vários segmentos: a rede mundial de computadores, World Wide Web ou o famoso www que você digita no browser de sua tela quase todos os dias.
O físico inglês Timothy Berners-Lee tinha as suas convicções. A maior delas é que um dia conseguiria divulgar, difundir e compartilhar seus experimentos, sobretudo com outros cientistas. Apoiado nesse objetivo e em outras ideias que já trabalhava há tempos, Berners-Lee conseguiu desenvolver o conceito de matriz de informação.
Foi então que Tim passou a escrever o Hypertext Transfer Protocol (HTTP), HyperText Markup Language (HTML), e assim o primeiro navegador para a World Wide Web, que conseguiu concluir em 1990. Já em 1993 o CERN, Organização Europeia para Pesquisas Nucleares, para quem Tim trabalhava, permitiu que a tecnologia pudesse ser utilizada livremente por todos.
Calcula-se que hoje a web é constituída por mais de 600 milhões de sites. Nem é preciso dizer o quanto a internet modificou totalmente a maneira como as pessoas se relacionam e executam tarefas pessoais e intransferíveis, sem falar na hoje inquestionável necessidade profissional e na mídia como poderosa alternativa de entretenimento.
Redação Adnews
Com informações do The Independent