Com roteiro que incluiu visitas à Enensys, TDF e Ateme na França e participação ativa na feira, o grupo conheceu tecnologias emergentes e firmou parcerias para TV 3.0 e 5G broadcast
Entre 10 e 15 de setembro, a comitiva formada por Abratel, RECORD, RECORD News e LM Telecom participou do IBC 2025, em Amsterdã, um dos principais encontros mundiais de mídia, entretenimento e tecnologia.
Nesta edição, a feira reuniu quase 44 mil profissionais e mais de 1.300 expositores de dezenas de países, servindo como vitrine para as inovações que vão redefinir a radiodifusão mundial.
Antes do início da feira, a delegação cumpriu agenda técnica na França, visitando Enensys, TDF e Ateme, onde avaliou soluções para modernização das redes de transmissão, arquiteturas híbridas de distribuição por satélite e IP e aplicações práticas de 5G Broadcast com potencial para ampliar cobertura, resiliência e qualidade na entrega de conteúdo no Brasil.
Durante o IBC, na Holanda, a participação do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, integrou a agenda brasileira.Em painéis e reuniões, o ministro salientou a necessidade de políticas públicas alinhadas à inovação e o papel da radiodifusão no combate à desinformação. “Estamos aqui em Amsterdã para acompanhar tendências globais, fortalecer nossa indústria e mostrar o potencial do Brasil em inovação e tecnologia”, afirmou.
“O IBC fechou um ciclo de presença nas maiores feiras do setor: da NAB, em Las Vegas, à SET Expo, em São Paulo, e, por fim, a participação em Amsterdã. Foi um momento decisivo, principalmente para aprofundar o debate sobre a mobilidade da televisão aberta e gratuita nos celulares de todos os brasileiros, para que tenham acesso ao nosso conteúdo na palma da mão. Viemos para transformar referências internacionais em projetos práticos no Brasil”, disse Samir Nobre, diretor-geral da Abratel.
No circuito do evento, a comitiva se reuniu com fornecedores, fabricantes e associações internacionais para avaliar a adoção de padrões emergentes, debater a transição para TV 3.0 e analisar soluções de entrega de vídeo em nuvem, monitoramento de qualidade e arquiteturas SFN capazes de otimizar a operação das emissoras brasileiras. As conversas também abriram espaço para parcerias técnicas e comerciais.
A agenda de Amsterdã terminou com um jantar que reuniu lideranças da radiodifusão, autoridades e representantes do setor para celebrar essa jornada de aprendizado e conexões estratégicas.
“O encontro foi fundamental para reafirmar o compromisso da RECORD com a implementação da TV 3.0, em diálogo direto com o ministério e parceiros técnicos”, afirmou Veríssimo de Jesus, assessor executivo do CEO.
A comitiva retorna ao Brasil com prioridades definidas: aprofundar capacitação técnica, avançar na adoção de padrões que viabilizem TV 3.0 e a mobilidade da televisão aberta e gratuita nos celulares. Para os participantes, a passagem pelo IBC 2025 representou um passo prático para manter o setor nacional alinhado às melhores práticas e tecnologias globais.
Fotos: Shizuo Alves/MCom e Amanda Salviano/Abratel