A Abratel marcou presença em mais uma edição da SET Centro-Oeste, encontro promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), realizado em Brasília (DF).
O evento contou com apoio institucional da Abratel e teve uma programação voltada às novidades em produção, distribuição, transmissão e consumo de conteúdo audiovisual. Também foram debatidos temas relevantes sobre o cenário regulatório, o impacto de novas tecnologias e os novos modelos de negócios.
Na abertura, o engenheiro da Abratel, Wender Souza, fez importantes considerações ao lado de Paulo Henrique Castro, presidente da SET, e demais convidados. Segundo Souza, “a SET é uma oportunidade excelente pelos conteúdos, pelos Grupos de Trabalho e pela abrangência da entidade”.
Na sequência, o painel “Atualizações Regulatórias: Tecnologia e Regulação em Diálogo” contou com a contribuição do diretor-geral da Abratel, Samir Nobre. Com a presença de Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Nobre afirmou que vivemos um momento especial com a TV 3.0, mas alertou que “não podemos deixar passar a oportunidade, pois somos vanguardistas na comunicação social”.
Segundo ele, na última NAB Show, em abril, “ficou claro que o mundo espera ver o que o Brasil vai fazer, porque não podemos deixar a oportunidade passar”. E, uma vez assinado o decreto, “teremos segurança jurídica, o que vai dar uma regulamentação que dê conforto e, assim, o BNDES emprestar o dinheiro para financiar o processo”. Samir finalizou destacando que “a mobilidade da TV é fundamental para ter mais de 200 milhões de brasileiros com a TV na palma da mão”.
Durante a tarde, nossa associada RECORD foi representada pelo diretor de Jornalismo, Roberto Munhoz, que participou do painel “Panorama Executivo: Atualidade e o Futuro do Mercado Audiovisual em Debate”. Ele compartilhou uma visão estratégica sobre os rumos do setor e os novos formatos de produção e distribuição de conteúdo.
“Hoje somos produtores de conteúdo, já não produzimos apenas jornalismo. Nós estamos olhando para as plataformas como uma extensão para a entrega de conteúdo”, avaliou Munhoz.
Registro durante a SET. Da esquerda para a direita: Silas Adauto Nascimento, gerente técnico da RECORD Brasília; Wender Souza, engenheiro da Abratel; Isaías Ribeiro, diretor da LM Telecom; Veríssimo de Jesus, assessor executivo do CEO da RECORD; e Tomaso D’Angelo Wantuil Papi, supervisor de Engenharia e Tecnologia da RECORD Brasília.
Por fim, o supervisor de Engenharia e Tecnologia da RECORD Brasília, Tomaso D’Angelo Wantuil Papi, moderou o painel “DTV+ no Centro da Mudança: Tecnologia e Novas Oportunidades”, que abordou as novas fronteiras da TV digital e seu potencial para transformar a geração de valor no setor.
Com informações e fotos de Amanda Salviano e do portal da SET (Fernando Moura e Tito Liberato)