A Abratel marcou presença no SET Sul, evento realizado na última quinta-feira (29) em Porto Alegre, que reuniu especialistas do setor para discutir os rumos da radiodifusão e as mudanças regulatórias em andamento.
O painel foi moderado por Geraldo Cardoso de Melo, representante regional da SET no Sudeste, e contou com a participação de Alessandro Heck, presidente da AGERT; Paulo Cardoso, coordenador de Inovação e Sistemas de Radiodifusão da Anatel; Tawfic Awwad, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações (MCom); Wender Souza, assessor técnico de engenharia da Abratel e representante da SET na Região Centro-Oeste; e Luiz Carlos Abrahão, diretor de Tecnologia da ABERT.
Durante o encontro, o MCom anunciou que o decreto da TV 3.0 deverá ser assinado em junho de 2025. Segundo Tawfic Awwad, a pasta está em tratativas com a equipe econômica do governo, além de instituições como o BID, Banco Mundial, BNDES e outros bancos de fomento, para garantir os recursos necessários à implantação da nova tecnologia.
Representando a Abratel, o engenheiro Wender Souza destacou a importância da regulamentação técnica da TV 3.0 com ampla participação do setor desde o início, reforçando a necessidade de manter a sinergia entre o MCom, a Anatel e os radiodifusores. “É preciso se preparar para debater”, afirmou.
Wender também chamou atenção para o avanço da recepção móvel, citando o 5G Broadcast como tecnologia fundamental para permitir que o sinal de TV chegue diretamente aos celulares. Ele defendeu o início imediato dos estudos sobre espectro e recepção móvel, com foco em uma experiência acessível para o público: sem custos, sem consumo de dados e sem necessidade de acessórios nos aparelhos.
O SET Sul contou com apoio institucional da Abratel.
Com informações e fotos da SET (Fernando Moura e Tito Liberato)