Pesquisar
Pesquisar

Abratel participa do SET Sul e analisa atualizações regulatórias no ambiente Broadcast

Abratel participa do SET Sul e analisa atualizações regulatórias no ambiente Broadcast

A Abratel marcou presença no SET Sul, evento realizado na última quinta-feira (29) em Porto Alegre, que reuniu especialistas do setor para discutir os rumos da radiodifusão e as mudanças regulatórias em andamento.

O painel foi moderado por Geraldo Cardoso de Melo, representante regional da SET no Sudeste, e contou com a participação de Alessandro Heck, presidente da AGERT; Paulo Cardoso, coordenador de Inovação e Sistemas de Radiodifusão da Anatel; Tawfic Awwad, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações (MCom); Wender Souza, assessor técnico de engenharia da Abratel e representante da SET na Região Centro-Oeste; e Luiz Carlos Abrahão, diretor de Tecnologia da ABERT.

Durante o encontro, o MCom anunciou que o decreto da TV 3.0 deverá ser assinado em junho de 2025. Segundo Tawfic Awwad, a pasta está em tratativas com a equipe econômica do governo, além de instituições como o BID, Banco Mundial, BNDES e outros bancos de fomento, para garantir os recursos necessários à implantação da nova tecnologia.

Representando a Abratel, o engenheiro Wender Souza destacou a importância da regulamentação técnica da TV 3.0 com ampla participação do setor desde o início, reforçando a necessidade de manter a sinergia entre o MCom, a Anatel e os radiodifusores. “É preciso se preparar para debater”, afirmou.

Wender também chamou atenção para o avanço da recepção móvel, citando o 5G Broadcast como tecnologia fundamental para permitir que o sinal de TV chegue diretamente aos celulares. Ele defendeu o início imediato dos estudos sobre espectro e recepção móvel, com foco em uma experiência acessível para o público: sem custos, sem consumo de dados e sem necessidade de acessórios nos aparelhos.

O SET Sul contou com apoio institucional da Abratel.

Com informações e fotos da SET (Fernando Moura e Tito Liberato)

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
default
Nova composição do CCS confirma participação do diretor-geral da Abratel
54932388189_c53bee33df_o (1)
Abratel participa de sessão solene em homenagem aos 25 anos da TV Guararapes
Abratel e TSE
Abratel se reúne com o TSE para fortalecer ações de comunicação e combate à desinformação
SET NORTE
SET encerra temporada 2025 com edição no Norte
BRASIL ANTENADO
Brasil Antenado: seis estados já podem receber a nova parabólica digital
Informe Abratel
Loading...
1 2 76

Amanda Salviano - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas