Search
Search

Anatel ganha prêmio internacional de inovação em radiofrequência

Anatel ganha prêmio internacional de inovação em radiofrequência

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.
Data: 14/06/2021
Veículo: Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, sexta-feira passada (11/6), o Prêmio de Inovação em Políticas de Acesso ao Espectro Dinâmico. A premiação foi entregue no encerramento da DSA 2021 Global Summit, o nono Encontro da Global Dynamic Spectrum Alliance (DSA), ocorrido durante a segunda semana de junho.

A DSA é uma organização internacional para ampliação do acesso dinâmico às radiofrequências não utilizadas e entre seus membros estão a Amazon, o Facebook, a Google e a Microsoft. Um equipamento de espectro dinâmico pode identificar a baixa utilização de um canal de radiofrequência e transferir a comunicação para a faixa disponível sem que os usuários percebam.

Entre as ações da DSA, estão a promoção do acesso não licenciado à banda de 6 GHZ. Em fevereiro deste ano, o Conselho Diretor da Anatel aprovou os requisitos técnicos do Wi-Fi 6E, o novo padrão de redes sem fio, que atinge equipamentos que operam na faixa de 5,9 GHZ a 7,1 GHz. A decisão da Anatel de implementação de acesso não licenciado à faixa de 6GHz para aplicações internas de baixa ou baixíssima potência é extremamente positiva e cria um novo ambiente para diferentes aplicações, analisou a presidente da DSA, Martha Suares na entrega do prêmio.

Na abertura do Encontro, no dia 8/6, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, destacou as ações da Anatel para promover o compartilhamento e o uso sustentável das radiofrequências como o uso não licenciado do 6GHz, a promoção de uso do espectro ocioso e o leilão do espectro de 5G. No mesmo dia, durante painel sobre atualização regulatória em 6 GHz, o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, Agostinho Linhares, apresentou a destinação de 1,2 GHz para Wi-Fi 6E a partir de 2021 no Brasil, o que permitirá o suporte ao desenvolvimento dessa tecnologia nas próximas duas décadas.

“A destinação de espectro adicional em toda a banda de 6 GHz para uso de Wi-Fi no Brasil é a maneira mais eficaz e rápida de migar os riscos associados ao esgotamento de espectro, expandindo e melhorando o desempenho do Wi-Fi, garantindo o impulsionamento continuo da economia online e da inovação” afirmou documento de outubro de 2020 intitulado Wi-Fi to meet Brazil’s needs in response to COVID -19 (Wi-Fi para atender as necessidades do Brasil no enfrentamento da COVID-19, em uma tradução livre) divulgado pela DSA.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas