Search
Search

Anatel implementa medidas para tornar uso de espectro mais eficiente

Anatel implementa medidas para tornar uso de espectro mais eficiente

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Além da revisão dos regulamentos de Uso do Espectro e de Radiação Restrita, já em andamento, a Anatel também está trabalhando em outras atividades para tornar o uso do espectro mais eficiente. Segundo Agostinho Linhares de Souza Filho, coordenador do projeto de Revisão da Gestão do Espectro da Anatel, os próximos passos contemplam a implementação e uso do Mosaico, sistema de gestão do espectro adquirido pela agência; a continuação do leilão das sobras de frequências; e o planejamento de curto, médio e longo prazo. “A exemplo do estudo que fizemos sobre os serviços móveis, quando detectamos a necessidade de termos 1.060 MHz para o serviço em 2020, vamos avaliar os demais serviços e definir suas demandas”, disse ele, referindo-se às comunicações via satélite e à radiodifusão.

Ao lado da atualização dos dois regulamentos, Souza disse que a equipe da Anatel também está revisitando a Resolução 548, de 2010, que trata das aplicações ponto a ponto por radiofrequência. “Estamos avançando nos estudos, pois verificamos que hoje existem muitas frequências mal utilizadas, com enlaces em 7 GHz para cobrir apenas cinco quilômetros. Vamos estabelecer novas definições da faixa de frequência com a distância a ser coberta”, observou. O gerente da Anatel participou do Encontro Tele.Síntese sobre “A gestão do espectro”, realizado hoje em Brasília pela Momento Editorial.

TeleSíntese

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas