Search
Search

Anatel já estuda destinação da faixa de 800 MHz para 4G

Anatel já estuda destinação da faixa de 800 MHz para 4G

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Nextel, que já ocupa a faixa, pode ser a primeira beneficiada.

A Anatel começou a estudar a destinação da faixa de 800 MHz para a tecnologia LTE, informou, nesta terça-feira (9), o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Marconi Maya. Segundo ele essa frequência já é usada para a telefonia móvel 4G em outras partes do mundo, mas avisou que os estudos ainda estão em fase inicial.

Maya lembrou que parte dessa faixa atualmente é destinada para o serviço de trunking que, de acordo com proposta da própria agência, terá que migrar para o serviço móvel pessoal, sempre que ultrapassar de 50 mil usuários. No momento, somente a Nextel atinge esse critério. Porém, segundo o superintendente, a destinação da faixa não servirá apenas para beneficiar essa empresa, mas admite que a tendência é de que o espectro seja multidestinado para tornar seu uso eficiente”.

O superintendente não descarta a possibilidade de que pequenas bandas da faixa de 800 MHz possam ser vendidas no superleilão anunciado pelo presidente da agência, João Rezende, para 2015. A previsão é de que sejam ofertados cerca de 5 mil lotes de sobras e de parte da frequência de 3,5 GHz, com multidestinação.

Maya foi um dos palestrantes do Workshop sobre implementação das redes de 700 MHz, promovido pela Telebrasil.

Tele Sintese
Lúcia Berbert

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas