Search
Search

Argentina realiza seu primeiro leilão de frequências para 4G

Argentina realiza seu primeiro leilão de frequências para 4G

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Na última sexta-feira, 31, a Argentina enfim realizou a primeira licitação de frequência 4G para as empresas Movistar (Telefónica), Claro (América Móvil) e Personal (Telecom Italia, enquanto não completa a venda das operações da Telecom Argentina para o grupo Fintech), além da nova entrante Arlink. As frequências dedicadas ao LTE serão a AWS (1,7 GHz e 2,1 GHz) e a faixa de 700 MHz e ambas terão obrigações de coberturas para todo o país. O governo argentino realizou leilão também das bandas de 3G remanescentes nas faixas de 1,9 GHz e 850 MHz, mas que serão divididas em três áreas do país: norte, sul e Buenos Aires. Todas as licenças, tanto de 3G quanto de 4G, terão validade de 15 anos.

De acordo com a Secretaría de Comunicaciones (Secom) argentina, o valor total arrecadado para os dez lotes de frequências chegou a US$ 2,233 bilhões, um ágio de 13,6% em relação à oferta base. Desses dez lotes, os de número 8, 9 e 10 correspondiam à frequência para 4G e tiveram ágio de 19,7%.

Os vencedores de cada lote só serão anunciados no final do mês, mas a Arlink, que atua no mercado residencial e corporativo, deverá ficar com a reserva de espectro destinada a um novo entrante. A empresa tem cobertura atual em apenas algumas províncias argentinas: Mendoza, San Juan, San Luís, Tucumán, Santa Fe, Río Negro, Santiago del Estero, Catamarca, Chubut e Santa Cruz.

Em comunicado, a Secom afirma que o LTE deverá promover o desenvolvimento social e econômico do país, e que “a chegada da tecnologia 4G permitirá a melhor qualidade das comunicações a nível nacional, aumentando a cobertura, a velocidade de navegação e a transferência de dados”.

De acordo com dados do Atlas Brasileiro de Telecomunicações, a Argentina contava em 2013 com 60,608 milhões de acessos móveis, com uma participação de mercado quase igual, cerca de 20 milhões cada, para as três maiores concorrentes, Movistar, Claro e Personal. Correndo por fora havia a Nextel, com 1,9 milhão de acessos.

Tele Time

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas