Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Associação de rádio e TV pede que jornalistas tenham prioridade na vacinação contra Covid-19

Data: 16/04/2021
Veículo:Olhar Digital

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) pediu na última quinta-feira (15) que jornalistas, radialistas e profissionais de comunicação tenham prioridade para tomarem a vacina contra Covid-19.

No pedido, o grupo destaca o fato da imprensa ser considerado serviço essencial em um decreto publicado em 22 de março de 2020. “São considerados essenciais as atividades e os serviços relacionados à imprensa, por todos os meios de comunicação”, diz o decreto.

Jornalistas e mídia com prioridade para vacina

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, ressalta que mesmo sendo essencial, jornalistas e trabalhadores de veículos de mídia não possuem prioridade para tomar vacina contra Covid-19, mas ainda sim seguem trabalhando presencialmente em muitas redações do país. “Jornalistas, radialistas e trabalhadores da imprensa estão extremamente expostos e vulneráveis, executando a importante missão de cobrir e reportar a grave crise sanitária decorrente do novo Coronavírus. Atuam nas ruas, hospitais, aeroportos, rodoviárias, Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais e outros espaços de grande circulação de pessoas”, explica.

Outro ponto destacado é o fato de que na última pesquisa divulgada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Brasil é líder mundial de mortes por coronavírus entre jornalistas. Entre abril de 2020 e março de 2021, foram 169 profissionais da comunicação mortos pela doença.

“Estes profissionais que, diariamente, arriscam suas vidas e de suas famílias são, também, os grandes responsáveis por não termos um agravamento ainda maior da pandemia. A imprensa leva informação de práticas sanitárias para a disseminação do vírus e, ainda, combate a desinformação a respeito da Covid-19. É imprescindível que os trabalhadores da imprensa sejam imunizados o mais breve possível”, finalizou Novaes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp