Associação Brasileira de Rádio e Televisão

5G

Mais sete capitais terão faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G no dia 14

Data: 12/9/2022
Veículo: Teletime

Na próxima quarta-feira, 14, o Grupo de Acompanhamento de Interferências na Faixa de 3,5 GHz (Gaispi) promoverá uma reunião para confirmar a liberação do espectro em mais sete capitais. Desta forma, caso aprove os resultados que serão apresentados pela Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado), as capitais Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina poderão ligar o 5G à medida em que a Anatel for liberando as autorizações.

Desta forma, boa parte da região Nordeste já passará a contar com a frequência disponível para a nova tecnologia. Na semana passada, Fortaleza, Recife e Natal também foram liberadas, juntando-se a João Pessoa e Salvador. Na primeira leva de capitais, antes do pedido de prazo maior de 60 dias, as capitais nordestinas e da região Norte foram as que menos foram contempladas com o 3,5 GHz liberado.

Apesar de incluir Boa Vista, faltam ainda capitais importantes do Norte, incluindo Manaus, considerada um dos desafios para a limpeza da faixa por questões técnicas e logísticas na instalação de filtros para o serviço profissional fixo satelital (FSS) na banda C estendida. Ao todo, ainda faltam seis capitais, que terão até o final de outubro para ser liberadas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br