Search
Search

Rádio, satélite e aumento de capacidade na fibra estão nos planos da Telebras

Rádio, satélite e aumento de capacidade na fibra estão nos planos da Telebras

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Telebras está correndo para utilizar o anel ótico de 25 mil km que atravessa o País para atender aos 1.147 provedores de acesso (ISPs), mas ainda não tem conseguido dar conta da demanda de cerca de 500 Gbps existentes com a infraestrutura atual, de acordo com dados de junho. A estatal se movimenta para contratar fornecedores de rádio, aumentar as rotas para maior capacidade no backbone e realizar a missão que o governo lhe atribuiu de colocar em órbita o satélite geostacionário brasileiro para serviços de telecomunicações e defesa, conforme explicou o presidente da empresa, Caio Bonilha, durante a conferência Broadband Latin America em São Paulo, nesta quarta, 3.

A previsão da empresa é de chegar a 4.283 municípios em 2014, o que cobriria 89% da população brasileira. A Telebras tem cabos DWDM em toda a rede com lambdas de 40 Gbps. “Já temos projetos nas rotas de maiores demandas de colocar lambdas de 100 Gbps. Assim, conseguiremos atender tranquilamente (a demanda) com a rede que estamos implantando”, diz Bonilha. Ele justifica que isso acontece porque, para as teles, o transporte de IP é um “negócio que deixou de ser muito rentável em função da grande concorrência”. Isso permite à estatal chegar a lugares remotos. “Estamos indo onde as operadoras, por via de regra, não tinham interesse comercial”, diz. “O interessante é que, quando chegamos, as operadoras vêm conosco.”

Mas o acesso urbano também está nos planos. Segundo Bonilha, os anéis metropolitanos representam desafio, principalmente nas periferias. “O trabalho foi acelerado pela Copa das Confederações; e eu diria que foi um dos grandes legados do torneio acelerar o atendimento nas regiões metropolitanas”, diz, citando obras em Jacarepaguá (no Rio de Janeiro), estádio do Itaquerão (em São Paulo) e o backbone de Belo Horizonte em associação com nove cidades da região.

A infraestrutura preferencial, diz o presidente da Telebras, é ótica, mas nem sempre é possível instalar o backbone com esse tipo de equipamento. “O problema é que existe demanda e colocar a fibra não é trivial”, diz. “Por isso estamos comprando rádio, mas nós entendemos que é uma questão de curto prazo, atender com rádio não é solução definitiva”, explica. Além disso, tem o problema de fornecedores: por não poder utilizar vários vendors ao mesmo tempo, em uma mesma região, o ritmo de trabalho é determinado pelo desempenho dessas empresas. “Hoje temos um grande trabalho para que eles melhorem o desempenho deles em vários quesitos, e já estamos em ritmo de quase 50 cidades por mês em backhaul”, garante.

Satélite

Apesar dos esforços, o satélite geoestacionário brasileiro ainda não saiu do papel, mas a Telebras está progredindo. A Visiona, joint-venture da estatal com a Embraer criada para comprar o artefato, está com algumas empresas já selecionadas. “Estamos com uma shortlist de 3 empresas e possivelmente até o final de julho, a Visiona entrega para o governo a análise dos fornecedores”, explicou Bonilha. Mas, para entrar em operação, o satélite pode demorar mais de 30 meses ainda. “Alternativamente, temos trabalhado com outras soluções de curto prazo, inclusive com a O3b (Networks)”, diz.

A operadora de serviços satelitais, por sinal, tem plano semelhante ao da Telebras, de proporcionar infraestrutura para ISPs, mas utilizando satélites de órbita baixa operando em banda Ka. A constelação de satélites operada pela O3b que foi colocada em órbita equatorial no final de junho e proverá acesso à Internet a mercados emergentes na Ásia, África, América Latina, região do Pacífico e Oriente Médio, totalizando 180 países. “Temos aqui com a órbita baixa uma menor latência, além de throughput da banda Ka, no qual posso colocar links de 100 Mbps até 1 Gbps. Nossa ideia é, no mesmo modelo da Telebras, chegar a municípios com nossos terminais e criar um ponto de presença”, explica o diretor de vendas da O3b, Paulo Berlinksy.

CDN

Por sua vez, a estratégia da Telebras de investir em Content Delivery Network (CDN), para oferecer o serviço a ISPs, ainda precisará esperar. Segundo Caio Bonilha, a empresa não vai comprar nem estruturar nada para a CDN até que toda a infraestrutura de telecom para a Copa do Mundo seja entregue até o final do ano. Feito isso, a estatal passará a tratar do projeto. No entanto, Bonilha garantiu que há funcionários da Telebras que já estão em conversas com provedores para entender a necessidade deles e o que a indústria tem a oferecer.

Fonte: Bruno do Amaral – Teletime

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Tribunais e Ministérios Públicos de Contas manifestam apoio à aprovação do PL das Fake News
STF adia para junho julgamento das ações sobre regulação de big techs
Nova diretoria da AESP foi eleita por aclamação
Rádio se mantém forte como meio de mídia, aponta pesquisa
The New York Times vai receber US$ 100 milhões do Google durante três anos
Informe Abratel

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas