Search
Search

Conselho de Comunicação promove seminário sobre uso de tecnologia na educação

Conselho de Comunicação promove seminário sobre uso de tecnologia na educação

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) se reúne nesta segunda-feira (7), às 9h, para promover o “Seminário sobre Educação Midiática e Informacional no Brasil – um olhar a partir da perspectiva da Unesco”.

Coordenador do seminário e membro do CCS, o professor Ismar de Oliveira Soares explicou que o evento pretende debater a educação unida à comunicação e à tecnologia, a fim de que os jovens possam usar esses recursos de forma mais adequada.

– A educação para a comunicação e informação é justamente uma possibilidade que se tem de as pessoas conhecerem esses recursos e, a partir do conhecimento e de uma decisão de usar esses recursos para uma construção social mais adequada aos desejos e necessidades das pessoas, possamos garantir o que a Unesco defende, que é o direito de expressão – afirmou Ismar Soares em entrevista à Rádio Senado.

O seminário contará com os palestrantes Raquel Paiva, do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da UFRJ; Clarice Villari e Maria Eduarda Silva de Oliveira, alunas, respectivamente, do Colégio Dante Alighieri e da EMEF Casa Blanca da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; Sandra Zita Silva Tine, do Ministério da Educação; e Alton Grizzle, da Unesco.

De acordo com Ismar de Oliveira Soares, a presença de jovens no seminário mostra que as crianças e adolescentes, quando dominam esses instrumentos pela educação, têm o que dizer. Ele explicou que foi feito um trabalho conjunto entre as crianças e adolescentes das duas escolas, sendo uma privada e a outra pública, e as alunas vêm mostrar ao CCS, à Unesco e ao MEC esse trabalho.

– O que elas vêm trazer é a importância de os próprios jovens estarem inseridos em projetos que possibilitem que eles tomem ciência da importância desses instrumentos e, a partir disso, fazerem uso desses instrumentos a partir de projetos que eles desenhem. Então, eles têm propósitos, eles têm objetivos e eles estão conseguindo esses objetivos a partir dessa educação – disse.

À tarde, o Conselho de Comunicação Social se reúne a partir das 14h para apreciar seis relatórios das comissões destinadas a apreciar projetos de lei do Congresso Nacional e assuntos relacionados à comunicação social. O primeiro deles trata de projetos de lei relacionados a bloqueios de sites e aplicativos. O segundo é sobre o PL 4.451/2008, que trata de normas de julgamento das licitações para outorgas de concessões e permissões de serviços de radiodifusão e da MP 747/2016, relativo ao processo de renovação do prazo das concessões e permissões dos serviços de radiodifusão.

O terceiro relatório trata da definição do Seminário “Os Efeitos da Crise Econômica sobre o Setor da Comunicação Social no Brasil”. O quarto é sobre as retransmissoras de televisão. O quinto trata da análise do documento produzido pela Agência Nacional de Telecomunicações a respeito da arrecadação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

O último relatório da pauta trata do PL 2.611/2015, que possibilita adaptar as outorgas dos serviços de TV por assinatura para serviços de radiodifusão de sons e imagens.

As reuniões do Conselho de Comunicação Social serão realizadas na sala 3 da ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas