Search
Search

Fórum SBTVD conclui recomendação de tecnologias para TV 3.0

Fórum SBTVD conclui recomendação de tecnologias para TV 3.0

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Tecnologia já é adotada nos Estados Unidos e Coreia do Sul

O Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) finalizou, na segunda-feira (22), a recomendação de tecnologia para a camada física, “um avanço significativo na consolidação do novo padrão técnico para a televisão digital aberta e gratuita”, afirma a organização.

A recomendação do fórum é pela adoção da camada física do ATSC 3.0, tecnologia similar à adotada nos Estados Unidos e Coreia do Sul, onde já existe operação comercial de TV 3.0, porém com a adição das ferramentas de eficiência espectral e energética MIMO e LDM e ferramenta de identificação do transmissor pelo ar (TxID OTA) para a segmentação geográfica de conteúdos e alertas de emergência.

O resultado foi obtido após a conclusão dos testes laboratoriais e de campo que marcaram a terceira fase do projeto. Agora, será encaminhado ao Ministério das Comunicações (MCom). A decisão final sobre os padrões do serviço de radiodifusão no Brasil é da Presidência da República.

Para Raymundo Barros, presidente do Fórum SBTVD, esse é um momento decisivo. “A conclusão da recomendação da tecnologia da camada física é um marco importante do projeto e representa um avanço crucial no desenvolvimento da TV 3.0, consolidando nosso compromisso com a entrega dos projetos de Norma ainda em 2024”, avalia.

Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirma que a tecnologia é uma das revoluções mais esperada do setor. “A nova geração de TV digital integrará o conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão à internet, criando novos modelos de negócios e empregos”, completa.

O novo padrão de tecnologia para a TV digital aberta e gratuita está sendo desenvolvido pelo Fórum SBTVD, com a participação de cerca de 90 pesquisadores de nove universidades brasileiras, financiados pelo por meio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e diversos setores ligados à radiodifusão, como a Abratel.

A expectativa é que já em 2025 as primeiras transmissões piloto de TV 3.0 sejam iniciadas, e que o novo serviço proporcione conteúdos mais interativos e personalizados, por meio de aplicativos e com melhor qualidade de som e imagem.

Para mais informações sobre o Projeto de TV 3.0, acesse a página do Fórum SBTVD.

Com informações do Fórum SBTVD/Foto: Fabio Pozzebom/ABr

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
Mais Lidas
logo abratel oficio
 Nota à imprensa | ABRATEL e ABERT
side-view-radio-microphone-with-copy-space
Rádio alcança 79% da população no Brasil, aponta Kantar IBOPE Media
eleicoes 2024
Eleições 2024: propaganda eleitoral de rádio e TV retorna na sexta-feira (11)
eleicoes 2024
Eleições 2024: veiculação de propaganda eleitoral termina hoje (3)
naom_5842c1203e137
Nota de pesar | Cid Moreira
Informe Abratel
Loading...
1 2 33

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas