Search
Search

França multa Google em 500 milhões de euros por não pagar imprensa local

França multa Google em 500 milhões de euros por não pagar imprensa local

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 13/07/2021
Veículo: Mobile Time

O Google levou uma multa de 500 milhões de euros da Autoridade de Competição da França (CNIL) nesta terça-feira, 13. De acordo com a presidente do órgão regulador, Isabelle de Silva, a companhia não agiu com boas intenções nas negociações para pagar aos veículos noticiosos franceses.

“A CNIL constatou que Google não havia cumprido as liminares emitidas, o que exigia, em particular, negociar de boa-fé sobre os direitos conexos (como é chamada a indexação de notícias pelos franceses) com editoras e agências de notícias. Esse comportamento justificou uma sanção firme e pagamentos periódicos de penalidades”, afirmou Silva em seu perfil no Linkedin.

O acordo para negociar com os veículos foi firmado entre Google e CNIL em abril de 2020. Além da sanção, o Google deve apresentar em dois meses as autoridades francesas uma oferta para a utilização das notícias criadas em empresas daquele país. Se não cumprir, o CNIL cobrará uma pena de 300 mil por dia.

Vale lembrar, a disputa do Google e Facebook pelo uso de notícias em suas plataformas tem sido tema de debates, multas e endurecimento das leis. Em especial, Austrália e França têm aplicado mais sanções e regras contra essas empresas nos últimos dois anos.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas