Search
Search

Investimento global em publicidade prevê retomada

Investimento global em publicidade prevê retomada

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Após período de desasceleração, ZenithOptimedia indica estabilização e futura alta

Cerca de US$ 503 bilhões serão investidos em publicidade em 2013, o que representa um aumento de 3,5% em relação ao total registrado no ano passado. A taxa, calculada pela ZenithOptmedia, é a mesma da verificada em junho deste ano, sendo a primeira vez desde junho de 2012 que a previsão não foi revista para baixo, o que é um sinal de estabilidade o mercado da publicidade. O relatório Advertising Expenditure Forecasts é divulgado pela empresa trimestralmente e faz previsões sobre os investimentos em publicidade. A expectativa é de que, após os sinais de estabilidade, seja retomado o crescimento. 

Segundo o estudo da ZenithOptimedia, os próximos anos também se mostram promissores, com investimentos aumentando 5,1% em 2014 e 5,9% em 2015. “As expectativas para este ano finalmente se nivelaram depois de um longo período de erosão lenta devido às más notícias econômicas”, aponta o relatório. Uma das razões relacionadas à estabilização é a recuperação econômica da Europa, que, aos poucos, deixa a recessão. “A estabilidade dos investimentos com a publicidade global neste ano, sem eventos como as Olimpíadas e as eleições americanas, mostra que a recuperação da publicidade está acontecendo, prometendo crescimentos ainda maiores em 2014 e 2015”, disse Steve King, CEO da ZenithOptimedia.

Regiões 
O crescimento de 2012 para 2013 será de quase 11% nas regiões que compreendem o Leste Europeu e a Ásia Central e o Sudeste Asiático. Já na América Latina, os gastos com publicidade devem aumentar 9,6%. A média anual de crescimento até 2015 mantém essas três regiões no topo, cada uma crescendo entre 10% e 11% ao ano, ante apenas 4,2% da América do Norte.

Até 2015, sete dos 10 maiores mercados que contribuem para o crescimento dos investimentos em publicidade serão países emergentes, entre eles o Brasil. No período, os mercados em desenvolvimento serão responsáveis por 64% da verba adicional e devem passar a representar 37% do mercado global de publicidade.

A ZenithOptimedia indica que os sete maiores mercados – Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Austrália – permanecerão em suas posições no ranking até 2015. A França, oitava colocada, porém, dará lugar à Coreia do Sul, que atualmente é a 10ª. O Canadá permanecerá na nona posição, à frente da Rússia, que entrará para a lista dos 10 maiores mercados.

Mídia 
A internet é o meio que mais concentra os novos investimentos em publicidade. De 2012 a 2015, serão injetados US$ 47,6 bilhões em propaganda na web. Na televisão, o total de dinheiro investido será de quase US$ 26 bilhões.

Apesar disso, a TV permanecerá como o meio onde mais se anuncia, mesmo em 2015. Atualmente, 40% dos investimentos em publicidade são destinados à televisão, índice que cairá para 39,5% no final do período. A participação da internet passará de 18,3% para 24,6%, enquanto os demais meios – outdoor, revistas, jornais e rádio – deve registrar ligeiras baixas. 

Fonte: Propaganda & Marketing-Mercado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas