O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e empossou, na manhã desta quinta-feira (24), Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. Ele assume o cargo no lugar de Juscelino Filho, que deixou o ministério em 8 de abril.
“Recebo com orgulho e senso de responsabilidade o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações. Agradeço, profundamente honrado, pela confiança depositada em mim e aceito a missão para liderar uma pasta tão estratégica e transformadora para o país”, afirmou Frederico em carta aberta divulgada pela pasta.
O novo ministro acrescentou que chega com o compromisso de “manter e ampliar os projetos que já vêm sendo desenvolvidos: levar conectividade às escolas públicas, ampliar o acesso ao 5G, conectar comunidades na Amazônia, dar celeridade à concessão de rádios e canais de televisão em todo o território nacional e implantar a TV 3.0”.
Perfil
Frederico é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco e presidia a Telebras desde 2023, por indicação do senador Efraim Filho (União-PB). Sua nomeação para o ministério consolida a presença do União Brasil na Esplanada dos Ministérios.
Com mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, Frederico construiu sua carreira principalmente no grupo Oi, onde atuou por 21 anos em áreas como operações, planejamento, relações institucionais e vendas corporativas, com foco em contratos públicos e articulação com governos estaduais e federal.
Começou a trajetória profissional em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Na Oi, ocupou cargos de liderança em diversos segmentos e foi diretor de Relações Institucionais por uma década. Antes de assumir a presidência da Telebras, era diretor comercial da Oi Soluções para as regiões Norte e Nordeste.
Além da formação em engenharia, Frederico possui cursos complementares nas áreas de administração, ciências políticas, comunicação e gestão.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República