Data: 13/7/2022
Veículo: Meio e Mensagem
Pede Pronto e Ame investem em serviços para melhorar a jornada de consumo dos torcedores nas arenas
Durante a temporada de jogos e shows, os estádios recebem milhares de pessoas por partida, gerando um um grande potencial de consumo. No entanto, uma barreira relacionada à praticidade – já que o fluxo intenso gera filas e esperas – são dores de quem frequenta esse ambiente. Pensando nisso, Pede Pronto e Ame desenvolveram soluções que buscam facilitar o serviço de consumo nas arenas.
Com capacidade para receber 45 mil torcedores, o Allianz Parque, em São Paulo, foi o destino escolhido pelo Pede Pronto para iniciar os trabalhos no ambiente esportivo. A empresa, que oferecia serviços em shoppings, começou a ampliar os seus negócios e pensar em soluções diferentes durante a pandemia, com o fechamento dos estabelecimentos, momento em que passou a pensar em diferentes entregas.
O head da marca, João Marcos Silveira Bibar, explica que a empresa procurou entender a necessidade do consumidor que tem pouca oferta e muita demanda, e dessa forma chegou ao nicho de jogos de futebol e shows, e começaram a testar. “Escolhemos o Allianz por ter esses dois tipos de eventos, fora os corporativos, e a Arena Viva, que é o projeto de ter restaurantes”, diz.
Para a marca essa é uma avenida de crescimento. Assim como a inserção do sistema de pagamento digital oferecido pela Ame no Maracanã, no Rio de Janeiro. Além de patrocinadora, a carteira digital quer levar o seu propósito, de facilitar o pagamento, para o estádio que tem a capacidade para receber mais de 78 mil torcedores por jogo.
Por esse motivo, a fintech também decidiu investir em recursos e ferramentas para atender as demandas do estádio, como explica a CEO da Ame Digital e da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação da Americanas S.A, Anna Saicali. “A parceria amplia o alcance da Ame, democratizando o acesso a produtos e serviços financeiros. Seguimos investindo no desenvolvimento de novas ferramentas que facilitam o dia a dia das pessoas”.
Mas, para que a estruturação dessas tecnologias aconteça, é necessário entender as necessidades de seus clientes para poder atendê-las. Pensando nisso, o Pede Pronto começou a fazer ações de teste, com o objetivo de mensurar o comportamento de compra dos frequentadores do Allianz Parque. Um exemplo foi a ação de pré-venda realizada durante o Boteco do Gusttavo Lima, em que a marca ofereceu combos com descontos para os fãs, opção ofertada em dia de shows para os consumidores. Na ocasião, antes mesmo de o evento começar, o aplicativo já havia registrado mais de dois mil pedidos.
Desse modo, a empresa responsável pela venda conseguiu se preparar para entregar os produtos, e produzir os kits da forma ágil, atuando nos três pilares que a empresa acredita ser fundamental para o sucesso das iniciativas: comunicação, tecnologia e processo. “Quando você vai para um estádio, a infraestrutura e a forma de consumo são muito diferentes. Entendemos que o Pede Pronto não vem para resolver uma única dor de um cliente”. O head comenta, ainda, que a marca quer estar conectada com o consumidor em outras jornadas, além daquelas que eram do nicho da empresa, principalmente associado a momentos de felicidade, como em um show ou jogo do time de coração. “Estaremos juntos em uma outra jornada e onde o consumidor consiga ligar ao momento de felicidade. É um negócio que conecta”.
Nesse contexto, a Ame investe nas possibilidades de uma fintech. As campanhas com o Maracanã envolvem cashback, de 10% com limite de R$ 30 por compra, e que também podem ser utilizados nos diferentes estabelecimentos que fazem parte da rede. A empresa patrocinou o MITA, no Rio de Janeiro e em São Paulo, atuando dentro do festival e nas condições de compra, trazendo ingressos com desconto e filas exclusivas para consumo.
Isso acontece porque a empresa precisa se preocupar com a adoção omnichannel desses torcedores, já que o fluxo de passagem em dia de jogo é mais rápido em comparação a festivais ou shows, por exemplo. “Essa agilidade e segurança se tornam grandes diferenciais na experiência como um todo”, explica a CEO. A Ame passa a oferecer acesso a seis caixas exclusivos nos setores Norte, Sul, Leste Superior e Leste Inferior, além do pagamento via QR Code.
Expansão de serviços
Entendendo as necessidades dos consumidores dentro do Allianz Parque, o Pede Pronto decidiu investir em um sistema de concierge. Inicialmente, o serviço foi destinado ao setor premium, no camarote da empresa no estádio, mas a intenção é expandir para outros setores, com por exemplo, as cadeiras compradas.
Com inspiração nos estádios europeus, os serviços também serviram de gatilho para atender clientes dentro de cinemas e teatros. “O Pede Pronto se adequa ao consumidor. Queremos estabelecer, que é diferente do modelo de negócios de dois lados. O Pede Pronto é um hub que facilita a comunicação entre o consumidor e o meio que está inserido”, avalia Bibar. A empresa lançou no último dia 30 a funcionalidade de wallet, atualizando a funcionalidade de seu app.