Na manhã da última quarta-feira, 8, o meio rádio foi destaque na programação da Semana de Comunicação promovida pela Faculdade do Povo São Paulo (Fapsp). Tendo como tema central “Convergência das Mídias”, a professora, jornalista e radialista Filomena Salemme palestrou para as turmas de 2° e 4° semestre dos cursos de Publicidade & Propaganda e Rádio, TV & Internet.
A jornalista aproveitou o encontro com estudantes para falar sobre a importância da figura do produtor para as emissoras de rádio. Ela destacou que a função faz com que o profissional aprenda a ser criativo e inovador, pois a plataforma passa por inovação constante. Filomena ressaltou que todos da área de comunicação devem ter noção de quem é o seu público e qual tipo de linguagem deve ou não ser utilizada.
Segundo Filomena, a tecnologia e as novas mídias proporcionaram grande forma de interatividade do público com as emissoras do dial. “Nunca na história do rádio o ouvinte foi tão ativo como é agora. A qualquer momento, ele pode ligar, enviar mensagens e participar da programação”, analisou, antes de elogiar a modernidade do meio. “O rádio é um senhorzinho de 90 anos muito moderno, pois se acopla a todo o tipo de mídia”.
Filomena disse, ainda durante o evento com alunos da Fapsp, que o radialista precisa ser muito claro ao transmitir a notícia e, além de tudo, fazer com que a informação ‘prenda’ o ouvinte para, consequentemente, conquistar sua fidelidade. A jornalista garantiu que o rádio é campeão em manter um público fiel. Ao longo da palestra, ela admitiu ser uma “amante” do meio radiofônico.
(*) Integrante do projeto ‘Correspondente Universitário’, do Portal Comunique-se. Estudante do 2º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade do Povo São Paulo (Fapsp).
Comunique-se
Ingrid Bossert (*)