Search
Search

Para novo conselheiro da Anatel, mudança na LGT deve ser pontual

Para novo conselheiro da Anatel, mudança na LGT deve ser pontual

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Tomou posse nesta quarta-feira, 2/12, o novo conselheiro da Anatel, Otávio Luiz Rodrigues Junior – completando os cinco postos do Conselho Diretor da agência. Em breve discurso, defendeu que a revisão do modelo do setor é completamente viável com poucos ajustes na Lei Geral de Telecomunicações.

“O marco regulatório atual é perfeitamente apto a resolver grande parte desses dilemas, ainda que se possa aperfeiçoá-lo com ajustes pontuais no Congresso”, sustentou. Para ele, a Lei tem como predicados ser ‘perene’ e adequada. “Uma nova LGT, não sou a favor. Mudanças necessárias, sim”.

Como acabou de assumir, o conselheiro evitou antecipar qualquer posicionamento sobre o modelo – embora tenha indicado ver uma certa ‘tendência’ a partir da Europa e dos Estados Unidos de evitarem regulação sobre ‘empresas como Netflix’.

Call Center

Otávio Rodrigues também chamou a atenção para a grande ‘judicialização’ de conflitos entre consumidores e empresas de telecomunicações. Ao lembrar que, há 10 anos, deixou o Ministério das Comunicações, onde foi consultor jurídico, e que não houve avanços. “Permanecem os problema no centro das demandas dos cidadãos, em qualquer local e nível social”.

“Por alguma disfunção, vemos um conflito acentuado com os consumidores, que ‘atravessou a rua’ e foi para o Judiciário. Como diz o ministro Luiz Felipe Salomão, do STJ, o Judiciário virou call center”, lamenta o novo conselheiro da Anatel.

Ele acredita que esse papel poderia ser melhor desempenhado pela própria Anatel, que começa a ter estrutura para tal. “O conflito tem que ser resolvido aqui. O consumidor tem que ter a sensação de que reclamar na agência dá resultado”, afirmou.

Otávio Luiz Rodrigues Junior é professor doutor do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É pós-doutor em Direito Constitucional e em Direito Privado Comparado. Foi Adjunto do Advogado-Geral da União, consultor jurídico do Ministério das Comunicações e Consultor da União.

Convergência Digital

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas