Search
Search

Radiodifusores e teles querem adiamento do leilão de 700 MHz

Radiodifusores e teles querem adiamento do leilão de 700 MHz

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Presidente da Anatel diz que pedido está em análise mas que agência não acha necessário adiar a disputa
Mônica Tavares

BRASÍLIA – Os radiodifusores – representados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra) – protocolaram ofício, no final da tarde de quarta-feira, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com cópia ao Ministério das Comunicações, pedindo o adiamento da publicação dos documentos da licitação da faixa de 700 megahertz (MHz) até o final dos testes de campo de não interferência dos serviços de TV e de banda larga. Os testes estão sendo realizados em Pirenópolis, Goiás, e estariam demonstrando interferências tanto da TV digital na banda larga, quanto da banda larga na TV digital.

A Anatel pretende realizar o leilão em agosto, quando deverão ser licitados quatro lotes para que as operadoras de banda larga móvel utilizem a faixa de 700 MHz.

O mesmo pedido foi feito pelo Sinditelebrasil, que reúne as operadoras de telecomunicações. O presidente da Anatel, João Rezende, disse que está analisando os pedidos, mas eles dificilmente serão atendidos:

— Mas não achamos necessário adiar nada.

Um dos regulamentos necessários para realizar a licitação é o que define as regras de não-interferência. O edital, que deverá ser publicado para consulta pública até o final deste mês, terá que definir os custos e a responsabilidade das operadoras de telecomunicações que precisarão ressarcir as emissoras de TV que precisarão migrar para outras faixas de frequência. O preço mínimo somente será conhecido quando for divulgada a versão definitiva do edital.

A frequência de 700 MHz atualmente é ocupada pela TV aberta, no sistema analógico, e com a licitação passará a ser utilizada pela telefonia móvel e a rede de dados 4G. E todo o processo envolve a migração da TV analógica para o sistema digital.

O Globo

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas