A Siga Antenado, entidade responsável pela substituição das parabólicas tradicionais por novas parabólicas digitais nos lares de famílias de baixa renda, atingiu a marca de 3,5 milhões de equipamentos instalados gratuitamente em todo o país.
A maior parte das instalações ocorreu nas regiões Nordeste e Norte, onde reside a maioria dos inscritos no CadÚnico do governo federal, enquanto o restante foi alocado nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
A tecnologia proporciona aos beneficiários de programas sociais do governo federal uma melhor qualidade de som e imagem, além de uma maior variedade de canais, incluindo programação local em diversas regiões do Brasil. A iniciativa é um passo crucial para garantir o acesso à televisão após a ativação da tecnologia 5G.
Para o engenheiro técnico da Abratel, Wender Souza, o feito de 3,5 milhões de kits de recepção Ku instalados representa uma consolidação significativa do serviço de TV por satélite no Brasil. “Além disso, a expansão das instalações nos últimos meses nos deixa otimistas quanto à meta de 4,5 milhões de instalações até o final do ano. Essa expansão não nos surpreende, pois sabíamos que a população estaria interessada em ter seu kit Ku para continuar assistindo ao conteúdo aberto e gratuito disponível por satélite”, afirma.
Souza destaca também que, no que diz respeito à transmissão e disponibilização de sinais, houve um aumento no número de emissoras de radiodifusão com sinais regionalizados na banda Ku. “Hoje, contamos com cerca de 60 sinais regionalizados na banda Ku. Sem dúvida, a oferta de conteúdos regionais aliada à excelente qualidade dos sinais digitais na banda Ku nos leva a acreditar na ampliação da base de telespectadores de TV aberta por satélite”, conclui o especialista da Abratel.
Com fotos e informações da EAF|Siga Antenado