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TikTok supera 3 bilhões de downloads. Entenda por que o algoritmo do app é tão viciante

TikTok supera 3 bilhões de downloads. Entenda por que o algoritmo do app é tão viciante

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O TikTok introduziu um programa que permite aos usuários se candidatarem diretamente a empregos. Foto: Arquivo

RIO – Uma disputa das plataformas digitais pela maior fatia da atenção do usuário ganhou novo capítulo no pós-pandemia. Segundo dados do Sensor Tower, o TikTok se tornou o primeiro aplicativo concorrente do grupo Facebook Inc. a ultrapassar 3 bilhões de downloads no mundo.

O feito só foi atingido pelo WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram, que desde janeiro de 2014 ocupavam o posto sem grandes concorrentes.

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“No mundo do social, o vídeo curto é rei”, informa relatório da AppAnnie, focada em analise do mercado mobile, referindo-se ao principal recurso do TikTok. Segundo a agência, alguns hábitos sociais formados na pandemia se aprofundaram. O TikTok ultrapassou o YouTube em tempo médio gasto por usuário nos EUA e no Reino Unido.

Em maio, o usuário médio americano passava 24,5 horas por mês no TikTok contra 22h no YouTube. No Reino Unido, são quase 26 horas gastas no TikTok contra 16 horas no YouTube.

O arquiteto paranaense Mauricio Arruda é outro que ataca de influenciador digital para promover seu escritório, o Todos Arquitetura. Ex-apresentador do Decora, do GNT, ele usa sua experiência na TV para dar dicas sobre decoração de interiores usando seus projetos e apresenta produtos de marcas Foto: Eliana Rodrigues / Arquivo
O arquiteto paranaense Mauricio Arruda é outro que ataca de influenciador digital para promover seu escritório, o Todos Arquitetura. Ex-apresentador do Decora, do GNT, ele usa sua experiência na TV para dar dicas sobre decoração de interiores usando seus projetos e apresenta produtos de marcas Foto: Eliana Rodrigues / Arquivo
Para cativar seus 815 mil seguidores do Instagram e mais de um milhão de inscritos no YouTube, a arquiteta Patricia Pomerantzeff aproveita ao máximo suas visitas às obras para captar imagens e dar dicas sobre todas as etapas de um projeto da Doma Arquitetura Foto: Mariana Orsi / Divulgação
Para cativar seus 815 mil seguidores do Instagram e mais de um milhão de inscritos no YouTube, a arquiteta Patricia Pomerantzeff aproveita ao máximo suas visitas às obras para captar imagens e dar dicas sobre todas as etapas de um projeto da Doma Arquitetura Foto: Mariana Orsi / Divulgação
A dermatologista Katleen Conceição turbina o negócio de consultorias on-line com 'vive' e passou a ser convidada por empresas para dar palestras. Foto: Divulgação
A dermatologista Katleen Conceição turbina o negócio de consultorias on-line com ‘vive’ e passou a ser convidada por empresas para dar palestras. Foto: Divulgação
Gleide Borges (@agleidequefez), de Brasília, fez o curso em 2017, quando decidiu tirar do papel sua confeitaria, que batizou de “A Gleide que fez”. Ela tinha acabado de ficar desempregada e vendia doces no boca-a-boca. Hoje, 80% do seu faturamento vem da internet Foto: Arquivo pessoal
Gleide Borges (@agleidequefez), de Brasília, fez o curso em 2017, quando decidiu tirar do papel sua confeitaria, que batizou de “A Gleide que fez”. Ela tinha acabado de ficar desempregada e vendia doces no boca-a-boca. Hoje, 80% do seu faturamento vem da internet Foto: Arquivo pessoal
A estilista Carolina Etz (@carolinaetz) compartilha vídeos sobre o cotidiano, da viagem em família a um prato que arrisca na cozinha, sempre vestindo suas peças. Mistura fotos profissionais e amadoras com modelos, mas os garotos-propaganda que mais fazem sucesso em suas redes são os filhos pequenos. Foto: Acervo pessoal
A estilista Carolina Etz (@carolinaetz) compartilha vídeos sobre o cotidiano, da viagem em família a um prato que arrisca na cozinha, sempre vestindo suas peças. Mistura fotos profissionais e amadoras com modelos, mas os garotos-propaganda que mais fazem sucesso em suas redes são os filhos pequenos. Foto: Acervo pessoal

No mercado brasileiro não falta espaço para a expansão destas plataformas. Segundo a consultoria, os brasileiros passam mais de cinco horas por dia usando aplicativos em seus smartphones. É o país com o maior tempo gasto em apps .

Para especialistas, uma conquista da Byte Dance, dona do TikTok, agita ou mercado de aplicativos. “O TikTok é uma máquina de meme viciante. Transforma espectadores em criadores de conteúdo, personaliza o conteúdo de acordo com os interesses de quem vê e promove o conteúdo com maior probabilidade de ser compartilhado ”escreveu Jeffrey Towson, professor de Ceibs e chefe de pesquisa da Asia Tech Strategy, consultoria com foco nos EUA e na Ásia, sem Twitter.

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Rivais correm atrás

TikTok: 3 bilhões de downloads Foto: DADO RUVIC / REUTERS
TikTok: 3 bilhões de downloads Foto: DADO RUVIC / REUTERS

A ascensão do TikTok tem feito gigantes do Vale do Silício se movimentarem em busca de recursos semelhantes. O Instagram lançamentos em junho do ano passado o Reels, de vídeos curtos, cujo limite passado de 30 para 60 segundos há uma semana.

Em junho deste ano, o YouTube anunciou o Shorts, espécie de vídeo na vertical com duração de até 60 segundos.

Outras empresas correm atrás. Há um mês, o Pinterest lanç o Idea Pins, ferramenta de vídeos com até 1 minuto de duração. Em março, a Netflix lanç nos EUA o Fast Laughs, recurso que exibe sequência de trechos engraçados de filmes, sitcoms , shows de stand-up e outros programas.

Os apps de relacionamento não ficam atrás. O Tinder anunciou um recurso, em junho, em que os usuários podem adicionar até nove vídeos de 15 segundos em seus perfis. O chinês Kwai e o indiano Moj, apps de compartilhamento de vídeo, lutam para concorrer com as demais plataformas.

Lança rastreador de maçã
Apple rastreador lançaeador “AirTag”, uma espécie de etiqueta eletrônica que permite localizar itens pessoais, como chaves, por exemplo. Foto: Divulgação
Apple lança nova linha de Macs. As novas versões da máquina possuem sete núcleos variadas e novo design - mais fino e com leve grande. Foto: Divulgação
Apple lança nova linha de Macs. As novas versões da máquina possuem sete núcleos variadas e novo design – mais fino e com leve grande. Foto: Divulgação
Apple lança nova versão do iPad Pro e versão da caneta em cinco idiomas. O iPad Pro é 1.500 vezes mais rápido que o primeiro modelo, lançado há 11 anos. O destaque fica por uma memória interna de 2Tb. Foto: Divulgação
Apple lança nova versão do iPad Pro e versão da caneta em cinco idiomas. O iPad Pro é 1.500 vezes mais rápido que o primeiro modelo, lançado há 11 anos. O destaque fica por uma memória interna de 2Tb. Foto: Divulgação
Assim como a nova versão do iMac, O iPad Pro também conta com um processador M1. Foto: Divulgação
Assim como a nova versão do iMac, O iPad Pro também conta com um processador M1. Foto: Divulgação
Apple lança teclado com reconhecimento de digital. A intenção é tornar mais fácil fazer login com segurança e compras. Foto: Divulgação
Apple lança teclado com reconhecimento de digital. A intenção é tornar mais fácil fazer login com segurança e compras. Foto: Divulgação
Uma nova cor roxa está disponível nos modelos iPhone 12 e 12 Mini, lançados no ano passado: a roxa. Foto: Divulgação
Uma nova cor roxa está disponível nos modelos iPhone 12 e 12 Mini, lançados no ano passado: a roxa. Foto: Divulgação

Como funciona o algoritmo

Mas o que tem de tão especial nos vídeos curtos que passaram a adotar?

– Por serem vídeos curtos, o algoritmo consegue entender melhor e muito mais rápido, baseado no histórico de atividade, o que o usuário quer ver – afirmou Christian Perrone, coordenador de Direito e Tecnologia do ITS Rio.

Além disso, o tempo curto de duração possibilita que os algoritmos sejam mais precisos na compreensão do interesse do usuário.

– Ele conhece o que a pessoa quer ver momento exato momento. Ver quatro vídeos curtos é mais rápido do que ver dois vídeos de cinco minutos no YouTube. Talvez nenhum segundo o interesse do usuário já tenha mudado – diz Perrone.

Matthew Brennan, autor do livro “Fábrica da Atenção: A História de TikTok e a ByteDance da China” (Fábrica de Atenção, em português) revelou, em seu relatório “Entendendo TikTok & ByteDance”, que a ByteDance, dona do app , compartilhaha sistemas e infraestrutura entre seus produtos, o que favorece a experiência personalizada.

“O que um usuário faz no aplicativo A pode afetar diretamente o conteúdo recomendado a ele no aplicativo B. Desta forma, mesmo um pequeno aplicativo ByteDance novo pode construir o mecanismo de recomendação da empresa e os dados de perfil do usuário para oferecer uma experiência altamente personalizada que poderia aparecer-lo à frente dos concorrentes ”, disse o especialista no texto.

‘Mecanismo para enganchar’

Além disso, Brennan avaliou que o aumento do vídeo curto representa a ampla mudança nos hábitos de consumo da web . “É formato atraente para quem visualiza e para anunciantes”, disse o especialista em tecnologia na China.

Para Anna Bentes, pesquisadora do MediaLab.UFRJ / Rede Lavits e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, plataformas como Instagram e TikTok possuem “mecanismos de enganchar e engajar”.

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Por trás da economia da atenção – modelo que disputa a atenção humana como negócio comercializável, sobretudo para fins publicitários – são estes dispositivos que funcionam como um “gatilho” para atrair o olhar dos usuários no nível comercial – concorrendo com outras empresas – e entre quem navega no app , na busca por likes , visualizações e engajamento.

– São mecanismos irresistíveis ao olhar. Muitos mecanismos dos mecanismos de atenção que a lógica das linhas do tempo de recompensas variáveis ​​tem funcionamento parecido com a máquina de caça-níquel, com uma ideia de apertar uma alavanca e encontrar resultados diversos, como algum conteúdo muito interessante ou nada – diz Anna.

Efeito sobre adolescentes

Tik Tok Foto: Reprodução
Tik Tok Foto: Reprodução

A popularização das plataformas digitais, sobretudo redes sociais como o TikTok, cujo público majoritário é formado por pré-adolescentes e adolescentes, tem gerado sobre a influência dos algoritmos dos aplicativos no comportamento dos mais jovens.

Levantamento da HypeAuditor de julho do ano passado mostra que os usuários entre 13 e 17 anos representam 40,7% das contas do TikTok no Brasil. Segundo dados do Statista, adolescentes somavam 25% das contas de usuários ativos do TikTok nos EUA em março último.

No último dia 4, o adolescente Lucas Santos, filho da cantora de forró Walkyria Santos, tirou a própria vida após receber uma série de ataques em um vídeo publicado no TikTok.

A plataforma se solidarizou com a família: “Comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV, para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que pode estar passando por um momento difícil ”, disse, em nota.

Para Perrone, o cenário pré e pós-plataformas modificou a segurança mental das crianças e adolescentes, e como plataforma precisa de fazer mais:

– Tem o elemento de moderação de conteúdo, de identificação da situação de risco das crianças, de gerar um certo grau de fricção para que os conteúdos não sejam tão diretos aos menores. São elementos que têm que estar presentes nessas plataformas.

Fernanda Teles, psicóloga especialista em parentalidade positiva, destaca que os pré-adolescentes e adolescentes precisam de espaços seguros para se desenvolverem, tanto nas redes sociais como no convívio para os espaços virtuais:

– As interações nas redes sociais podem promover fragilidade emocional no desenvolvimento da personalidade e autoestima do adolescente. É preciso estimular o pensamento crítico dos jovens para saber que um comentário pode reverberar na vida do outro.

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