Search
Search

TSE comemora Dia da Internet Segura com ação interativa nas redes sociais

TSE comemora Dia da Internet Segura com ação interativa nas redes sociais

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 7/02/2023
Veículo: TSE

Um vídeo com 25 mensagens será lançado com frases e ações do que pode ser feito para combater fakes news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comemora nesta terça-feira (7) o Dia da Internet Segura com uma ação interativa nas redes sociais, prevista para ir ao ar às 10h. Com 25 posts de combate à desinformação e fake news, os seguidores escolhem a mensagem ao pausar o vídeo a qualquer momento para ler uma das frases, que pode ser exatamente o que ele precisava saber. O objetivo é alertar sobre o papel de cada pessoa para ajudar a promover a segurança na rede mundial de computadores.

Também será publicado um carrossel nas redes sociais com mensagens como:

“Por que acreditar quando recebe vídeos, imagens e informações pelo celular ou nas redes sociais?”

Além disso, há afirmações como:

“Desconfie sempre, mesmo que o conteúdo se alinhe com o que você pensa.”

A campanha Dia da Internet Segura foi criada em 2004 pela Rede Insafe na Europa e conta com a participação de mais de 200 países, para construir uma Internet mais positiva, com o uso consciente e responsável por todos que acessam a web.

O TSE participa da campanha desde 2017 com ações para promover a reflexão e a conscientização do cidadão sobre o tema nesta data. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 2008, sob a coordenação da SaferNet.

Veja vídeo no canal do TSE no YouTube.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios “Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal”, divulgada no ano passado, mostraram que, em 2021, o número de domicílios com acesso à internet no Brasil chegou a 90% – são 65,6 milhões de domicílios conectados, 5,8 milhões a mais do que em 2019.

Por isso, é preciso promover todos os esforços possíveis para deixar a internet livre de informação falsa, conteúdos enganosos, discursos de ódio e qualquer tipo de discriminação e intolerância. A diversidade e a verdade são as chaves para a harmonia e também para a democracia!

Participe desse movimento junto com a #JustiçaEleitoral e a @safernetbr! Compartilhe o seu print nos comentários 🤩 #DiaDaInternetSegura #7DeFevereiro.

Fato ou Boato

Em 2020, o TSE criou a página Fato ou Boato – dedicada à checagem de informações falsas divulgadas a respeito do processo eleitoral, com esclarecimentos de notícias de origem duvidosa publicadas na Internet, redes sociais e aplicativos de mensagens.

Nas eleições de 2022, a página foi fundamental para combater milhares de Fakes News. A iniciativa integra o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral (PPED), instituído pela Portaria-TSE nº 510, em 2021.

O programa mobiliza mais de 70 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia.

Conheça aqui a página.

PG/CM, DM

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas