Enfrentamento à Desinformação: Abratel se reúne com TSE

Representantes da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) receberam o grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para traçar estratégias de enfrentamento a informações falsas voltadas às atividades da Justiça Eleitoral e às Eleições Municipais de 2020.

O diretor-geral da Abratel, Álvaro Vasconcelos, e o coordenador de relações governamentais e de comunicação da Associação, João Camilo, reuniram-se com o juiz auxiliar do TSE e coordenador do grupo gestor do programa, Ricardo Fioreze, e a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa. Na ocasião, a Abratel reiterou a intenção de colaborar efetivamente com o Tribunal em ações compartilhadas de interesse da sociedade.

Para Vasconcelos, a Abratel representa um setor que tem muito a contribuir para esse enfrentamento. “Desinformação se combate com informação de qualidade e o jornalismo profissional é o grande remédio contra as chamadas fake news. Essa é uma das demandas prioritárias da Abratel”, afirmou.

A Associação é uma das instituições parceiras que estão atuando em parceria com o TSE com a finalidade de reduzir os efeitos negativos que a desinformação pode causar em temas que dizem respeito à Justiça Eleitoral, como o sistema eletrônico de votação.

O Programa de Enfrentamento à Desinformação prevê uma série de iniciativas para capacitar as pessoas a identificar e checar uma desinformação, estimular a compreensão sobre o processo eleitoral, incluindo o funcionamento da urna eletrônica, desestimular ações de proliferação de informações falsas e aperfeiçoar métodos de identificação de possíveis práticas de disseminação de conteúdos falaciosos.

 

Por Amanda Salviano
Assessora de Comunicação da ABRATEL
(Foto: divulgação)