Presidente da Frente Parlamentar da Radiodifusão, o deputado João Rodrigues é radialista, apresentador de televisão e entusiasta nos assuntos de Comunicação. Filiado ao partido PSD, Rodrigues foi eleito pelo estado de Santa Catarina. A Comunicação faz parte da sua vida, como é perceptível na entrevista abaixo:
Qual o objetivo da Frente Parlamentar da Radiodifusão?
O objetivo é aproximar os setores da radiodifusão com o Ministério das Comunicações. Não é afrontamento, é parceria. O ministério está trabalhando de um lado, e os profissionais e veículos de comunicação estão do outro lado, tentando uma aproximação, mas sem resultado. Essa ligação vai trazer evolução nas discussões. A Frente vai pacificar, aproximar e avançar no que é de interesse da radiodifusão. A prioridade agora é tratar a migração do rádio AM para FM e o desligamento da televisão analógica para a inserção digital.
Por que presidir essa Frente Parlamentar?
Porque é minha atividade profissional, sou radialista há mais de 20 anos. Eu tenho que defender o meu seguimento e a minha profissão. E não é só por ser meu ganha-pão, se você defende a radiodifusão você defende o Brasil inteiro, cada cidadão. Nós precisamos da comunicação. É através do rádio, da televisão, que o brasileiro vai se informar.
O senhor tem acompanhado de perto a migração do AM para FM e Analógico para Digital. Como o senhor vê o andamento das transições?
Vejo que decisões são tomadas sem consulta. Na migração da rádio AM para FM, por exemplo, foi contratada uma empresa americana para analisar a viabilidade do processo, quando na verdade uma associação poderia ter feito uma análise ainda melhor e com menos custos. E é exatamente essa falta de diálogo que a Frente Parlamentar vai combater.
Por Marcela Oliveira
Assessoria de Comunicação da Abratel