A Abratel, Associação Brasileira de Rádio e Televisão, ratifica nota enviada à imprensa no dia 25 de outubro de 2016, em que apoiara a manutenção da data inicial do desligamento do sinal analógico em Brasília, visto que as projeções realizadas pelo Ibope, provaram que o percentual mínimo necessário seria prontamente atingido. A Abratel reitera que adiar o cronograma descredibiliza o trabalho do Gired, da Seja Digital, e de todos os radiodifusores empenhados no processo.
O próximo desligamento acontecerá na maior capital do país, São Paulo, no dia 29 de março de 2017. Essa região é mais heterogênea e complexa que Brasília, o que preocupa ainda mais a Abratel.
Com o período de férias em dezembro e janeiro, a população de São Paulo será pouco impactada com as campanhas do desligamento do sinal. A Abratel sugere que a EAD envide maiores esforços para que a população integrante do Cadastro Único em São Paulo receba mais rapidamente os kits com conversores e antenas e que a população seja estimulada a aderir a tecnologia digital. Neste processo é importante que uma capital aprenda com o desligamento da anterior.
A Abratel deseja e se empenha para que não haja postergação no desligamento em São Paulo e, para isso, renova seu compromisso de garantir que a população brasileira tenha, sempre, total acesso à TV ABERTA, agora digital. Oferecendo a todos, sem qualquer distinção, uma melhor qualidade de áudio e vídeo.