Das 1.781 emissoras AM do Brasil, mais de 70% já pediram a migração ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTCIC) para FM. A mudança eleva a qualidade do sinal das transmissões e permite que as rádios sejam sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro, rádios de Santa Catarina serão beneficiadas com a mudança de frequência em cerimônia com a participação do ministro Gilberto Kassab.
“Mesmo com todas as espantosas inovações trazidas pelas novas tecnologias, o rádio segue firme como um dos meios de comunicação mais importantes nos dias de hoje. Em nossas casas, ambientes de trabalho, ônibus e automóveis, em todos os momentos, o rádio continua a ser uma fonte efetiva de informação, conhecimento e lazer, abrangendo a rica diversidade brasileira, constituindo-se de vital fator de integração nacional. A Secretaria de Radiodifusão está muito empenhada em fortalecer o rádio no Brasil com a aceleração do processo de migração das rádios AM/FM”, afirmou a secretária Vanda Nogueira.
O Brasil conta com mais de 10 mil emissoras de rádio, sendo 5.463 nas categorias AM e FM comercial e educativa, além de outras 4.775 emissoras comunitárias. Com baixo custo de operação e fácil acesso à tecnologia, o rádio chega às áreas mais remotas do país, levando informação e serviços à população.
Assessoria de Comunicação da Abratel
Com MCTIC