A senadora Daniella Ribeiro (PP/PB) foi eleita, por unanimidade, a nova presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal para o ano de 2020. A alteração no comando do colegiado se deu em virtude da troca de partido de seu ex-presidente, senador Vanderlan Cardoso (GO), que migrou do PP para o PSD. Como a indicação para a presidência da CCT no biênio 2019-20 pertence ao PP, coube ao líder da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), realizar a nova indicação para o cargo.
Primeira mulher a comandar a CCT – colegiado responsável por examinar proposições relacionadas à radiodifusão, telecomunicações, desenvolvimento científico e tecnológico – Daniella Ribeiro destacou a viabilização do Leilão do 5G como uma das principais pautas da Comissão para este ano. Ela também ressaltou os desafios que enfrentou em sua principal relatoria no Senado: o PLC 79/16, que deu origem à Lei 13.879/19, conhecida como o Novo Marco de Telecomunicações.
A parlamentar estreou como senadora em 2019 e foi a primeira mulher a representar a Paraíba no Senado Federal. Ganhou projeção nacional ao assumir a relatoria do PLC 142/18, que institui a Política de Inovação “Educação Conectada”. Já exerceu dois mandatos, um como deputada estadual e um como vereadora, e tem como principais bandeiras a educação, a defesa das mulheres e o empreendedorismo.
Assessoria de Comunicação da Abratel
(foto: Pedro França/Agência Senado)