Pesquisar
Pesquisar

Abratel marca presença no II Fórum Nacional de Radiodifusão

Abratel marca presença no II Fórum Nacional de Radiodifusão

Na quinta-feira (5), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), realizou, em parceria com a Abratel, o II Fórum Nacional da Radiodifusão. O evento, realizado em Brasília/DF, reuniu autoridades e radiodifusores de todo o País para mapear o cenário atual, desafios e apontar os caminhos para o fortalecimento e desenvolvimento do setor de radiodifusão.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, e o diretor-geral, Álvaro Vasconcelos, participaram da solenidade de abertura ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, do secretário de Radiodifusão, Elifas Gurgel, do presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa, e de outras autoridades e profissionais ligados às novas tecnologias aplicadas à radiodifusão.

Eduardo Ribeiro, apresentador do programa Domingo Espetacular, abriu o primeiro o painel do evento intitulado “Liberdade com responsabilidade”. Ao lado do secretário de Radiodifusão e do jornalista Heraldo Pereira, ele discutiu sobre o direito da liberdade de expressão e de imprensa, garantia constitucional, diante das novas tecnologias da informação. Também alertou para a necessidade de responsabilização dos produtores de conteúdo das novas mídias, como redes sociais e plataformas de internet.

Wender Souza, engenheiro da Abratel, participou do painel sobre o “Novo Regulamento da Radiodifusão”, aprovado recentemente pelo Conselho Diretor da Anatel. Ele abordou os requisitos técnicos, o plano básico de canais da Anatel, área de cobertura e as principais demandas do setor de radiodifusão.

Sobre os desafios futuros, Wender destacou a questão da faixa de 3,5 GHz e a “interferência inegável do 5G nas parabólicas”. O engenheiro cobrou as autoridades governamentais acerca de importantes pleitos do setor: a regulamentação do serviço de retransmissão de televisão por satélite (TVRO) e a proteção das estações profissionais da interferência do 5G. “Nós da Abratel consideramos que é o momento prioritário regular esse serviço. Só assim nós teremos segurança. Apesar da última portaria do MCTIC já citar o serviço de TVRO, é a regulamentação que trará segurança definitiva”, ponderou sobre a recepção doméstica.

Já se tratando das recepções profissionais, afirmou que “pela regulação 617 da Anatel, só podemos reivindicar a partir do momento que a Agência esteja preparada para receber o cadastro das estações profissionais. É uma situação crítica. A Anatel precisa disponibilizar esse cadastro para quando o 5G entrar em vigor, tenhamos conhecimento de onde estão as estações e, posteriormente, se preparar para a situação”.

Outro ponto levantado pelo engenheiro se refere à otimização do cadastro no Mosaico, sistema da Anatel que tem como objetivo aumentar a velocidade e a eficiência das solicitações para exploração dos serviços de telecomunicações, como o aumento e redução de potência e alterações de canal/frequência, limitações e coordenadas geográficas. “A Anatel precisa disponibilizar esse cadastro para quando o 5G entrar em vigor, tenhamos conhecimento de onde estão as estações e, posteriormente, se preparar para a situação”.

No período da tarde, José Marcelo Amaral, presidente do Fórum SBTVD e diretor de Engenharia e Operações da RecordTV, moderou o painel “Novos negócios na Televisão Digital”. Os participantes debateram sobre o perfil D do middleware Ginga (DTV Play), tecnologia que propiciará aos brasileiros o acesso aos conteúdos inéditos por meio da televisão digital aberta, e a agenda de trabalho para implementar a tecnologia. Existe uma demanda urgente do setor em relação ao DTV Play. Na última semana, a consulta pública que dispunha sobre o tema, foi publicada e retirada do ar um dia depois pelo MCTIC. A Abratel cobrou o Ministério sobre a importância da referida consulta.

 

O evento foi transmitido ao vivo no canal do Youtube do MCTIC. Confira acessando os links:

https://youtu.be/PXjCtBpshNU

https://youtu.be/0CBG_e-abbw

 

 

Por Amanda Salviano
Assessora de Comunicação da ABRATEL

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | Agressão a jornalistas
NAB SHOW26
Abratel inicia preparativos para a comitiva da NAB Show 2026
Informe Abratel
Loading...
1 2 79

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas