A Abratel e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram o termo de entendimento (Nº 66/2020) para a manutenção de um ambiente eleitoral de enfrentamento à disseminação de desinformação nas Eleições 2020.
A Associação irá divulgar em seus canais, conforme a sua disponibilidade, informações apuradas pelas instituições de checagem que aderiram ao Projeto denominado “Coalizão para Checagem de Desinformação sobre o processo eleitoral nas Eleições 2020” e publicadas e divulgadas na página do Tribunal Superior Eleitoral denominada “Fato ou Boato”.
O presidente da Abratel, Márcio Novaes, ressaltou a importância do jornalismo profissional neste processo. “A imprensa é peça fundamental para a manutenção da democracia e para a liberdade de expressão. Receber, divulgar e procurar informação é direito de todos os cidadãos. No entanto, é preciso estar atento às práticas que visam enganar ou atrapalhar o eleitorado na formação de escolhas conscientes. Distorcer a liberdade do voto do eleitor por meio de notícias falsas é inaceitável”, disse Novaes.
Parceria
Esta não é a primeira vez que a Abratel e o TSE se unem no combate à desinformação. Desde 2018, a Abratel é parceira do Tribunal no Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas Eleições 2018/2020.
Em junho de 2018, ano eleitoral, o órgão apoiou o Seminário Impacto Social, Político e Econômico das Fake News, produzido pela Abratel, em Brasília. O evento contou com a presença de autoridades, parlamentares, executivos da radiodifusão, jornalistas e representantes de outros setores.
Assessoria de Comunicação da Abratel