Data: 16/11/2021
Veículo: Meio & Mensagem
A Nike anunciou nesta semana que adquiriu a RTFKT, uma das companhias de NFT mais fortes do mercado, por um preço não divulgado.
A aquisição é outro sinal de que a fabricante de tênis tem planos maiores para o metaverso e calçados digitais. No último mês, a Nike criou um mundo virtual na plataforma de jogos Roblox e entrou com pedido de registro de sete marcas de “bens virtuais”.
A RTKFKT tem estado por trás de alguns dos lançamentos mais bem sucedidos de NFTs, comandando mais de US$ 700 mil em mercados como OpenSea, uma plataforma de troca de tokens não fungíveis.
Publicitários e entusiastas da NFT dizem que o acordo da Nike pela RTFKT pode estimular uma adoção ainda mais ampla da cripto-tecnologia. “Este é um momento divisor de águas para marcas e NFTs”, diz Avery Akkineni, presidente da VaynerNFT, que é uma divisão da VaynerMedia, que trabalha com anunciantes como AB InBev em projetos de NFTs. “Isso mostra o desejo das marcas mainstream em participar dessa cultura.”
Apesar de muitos publicitários e consumidores não estar familiarizados com o trabalho da RTFKT, os projetos da startup, incluindo tênis virtuais, são bem conhecidos por colecionadores de NFT. Os tokens não fungíveis são criados usando tecnologia de blockchain, que é a mesma plataforma de computação que cria e rastreia criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. Como marcas tem tido mais envolvimento com NFTs este ano, distribuindo trabalhos de arte em forma de NFT e trabalhando com criadores de NFTs. Enquanto isso, a maioria das plataformas de internet, como a Meta, considerou os NFTs um ativo digital fundamental para a chegada do metaverso.
A RTFKT tem avatares desenvolvidos NFTs que podem atravessar mundos de realidades virtuais como o Sandbox e a Decentraland. Os avatares dos consumidores podem ser vestidos com roupas e acessórios de designers. A Adidas recentemente distribuiu NFTs para fãs que receberam vantagens no mundo real e virtual por ter esses tokens.
No mês passado, a RTFTK lançou um dos projetos mais experimentais de NF chamado Clone X Mint Vial, onde era possível resgatar avatares estilosos que vivem em mundos virtuais. Os NFTs podem ser trocados por cerca de US$ 40 mil no OpenSea. A empresa também criou edições limitadas de avatares do Clone X com o artista Murakami, que foi vendida por mais de US$ 700 mil. Os avatares Clone X e Murakami geraram US$ 32,7 milhões em vendas nas últimas 24 horas, de acordo com o The Nifty, um site que acompanha as vendas de NFTs.
“Nós estamos adquirindo um tempo muito talentoso de criadores com uma marca autentica e conectada”, disse John Donahoe, presidente e CEO da Nike, no anúncio da compra da empresa, feito nesta semana. “Nossos planos são investir na marca RTFKT, servir e crescer sua comunidade inovadora e criativa e estender a pegada e capacidades digitais da Nike.”