Search
Search

Estudo da IBM mostra que a ética da IA é responsabilidade corporativa

Estudo da IBM mostra que a ética da IA é responsabilidade corporativa

mão robótica de inteligencia artificial saindo de computador onde tem outra mão digitando algo no teclado
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 19/04/2022
Veículo: InforChannel

Para 80% dos entrevistados, um executivo não técnico, como o CEO, é o principal defensor da ética da IA na corporação, contra apenas 15% da pesquisa de 2018

Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou uma mudança radical nas funções responsáveis ​​por liderar e defender a ética da IA ​​em uma organização. Quando perguntados sobre qual função é responsável principalmente pela ética da IA, 80% dos entrevistados apontaram um executivo não técnico, como um CEO, como o principal “campeão” da ética da IA, um aumento acentuado em comparação aos 15% de 2018.

O estudo “AI ethics in action: An enterprise guide to progressing trusted AI”, entrevistou 1,2 mil executivos em 22 países em 22 setores para entender onde os executivos se posicionam sobre a importância da ética da IA ​​e como as organizações a estão operacionalizando. O estudo foi realizado em cooperação com a Oxford Economics em 2021.

Executivos, designers, cientistas comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA do C-Suite têm um papel distinto a desempenhar na jornada confiável da IA

O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo para o avanço da IA ​​confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão, permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações significativas . O estudo encontrou:

Executivos de negócios agora são vistos como a força motriz da ética da IA

– CEOs (28%) – mas também membros do Conselho (10%), Diretores Jurídicos (10%), Diretores de Privacidade (8%) e Diretores de Risco e Conformidade (6%) são vistos como os mais responsáveis ​​pela ética da IA ​​pelos entrevistados .

– Enquanto 66% dos entrevistados citam o CEO ou outro executivo de nível C como tendo uma forte influência na estratégia de ética de sua organização, mais da metade cita as diretrizes do conselho (58%) e a comunidade de acionistas (53%).

Construir uma IA confiável é percebido como um diferencial estratégico e as organizações estão começando a implementar mecanismos de ética em IA

– Mais de três quartos dos líderes empresariais pesquisados ​​este ano concordam que a ética da IA ​​é importante para suas organizações, acima dos cerca de 50% em 2018.

– Ao mesmo tempo, 75% dos entrevistados acreditam que a ética é uma fonte de diferenciação competitiva, e mais de 67% dos entrevistados que consideram a IA e a ética da IA ​​como importantes indicam que suas organizações superam seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão.

– Muitas empresas começaram a fazer progressos. Na verdade, mais da metade dos entrevistados dizem que suas organizações tomaram medidas para incorporar a ética da IA ​​em sua abordagem existente de ética nos negócios.

– Mais de 45% dos entrevistados dizem que suas organizações criaram mecanismos de ética específicos de IA, como uma estrutura de avaliação de risco de projeto de IA e um processo de auditoria/revisão.

Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções de IA é uma necessidade urgente para as organizações, mas o progresso ainda é muito lento

– Mais CEOs pesquisados ​​(79%) agora estão preparados para incorporar a ética da IA ​​em suas práticas de IA – acima dos 20% em 2018 – e mais da metade das organizações que responderam endossaram publicamente os princípios comuns da ética da IA.

– No entanto, menos de um quarto das organizações respondentes operacionalizou a ética da IA ​​e menos de 20% dos entrevistados concordaram fortemente que as práticas e ações de sua organização correspondem (ou excedem) seus princípios e valores declarados.

– 68% das organizações pesquisadas reconhecem que ter um local de trabalho diversificado e inclusivo é importante para mitigar o viés na IA, mas os resultados indicam que as equipes de IA ainda são substancialmente menos diversificadas do que a força de trabalho de suas organizações: 5,5 vezes menos inclusivas de mulheres, 4 vezes menos inclusivas de Indivíduos LGBT+ e 1,7 vezes menos racialmente inclusivos.

“Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios, elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; no entanto, houve pouco progresso em todo o setor em incorporar a ética da IA ​​em suas práticas”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting. “As descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas uma questão de conformidade. Assim, as empresas podem implementar um modelo de governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA”, observou.

Recomendações

A hora das empresas agirem é agora. Os dados do estudo sugerem que as organizações que implementam uma ampla estratégia de ética em IA entrelaçada em todas as unidades de negócios podem ter uma vantagem competitiva no futuro. O estudo fornece ações recomendadas para líderes empresariais, incluindo:

Adote uma abordagem multifuncional e colaborativa – a IA ética requer uma abordagem holística e um conjunto holístico de habilidades em todas as partes interessadas envolvidas no processo de ética da IA. Executivos, designers, cientistas comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA do C-Suite têm um papel distinto a desempenhar na jornada confiável da IA.

Estabeleça a governança organizacional e do ciclo de vida da IA ​​para operacionalizar a disciplina da ética da IA ​​- adote uma abordagem holística para incentivar, gerenciar e governar soluções de IA em todo o ciclo de vida da IA, desde o estabelecimento da cultura certa para nutrir a IA com responsabilidade, até práticas e políticas para produtos.

Vá além de sua organização para parcerias – expanda sua abordagem identificando e envolvendo os principais parceiros de tecnologia com foco em IA, acadêmicos, startups e outros parceiros do ecossistema para estabelecer “interoperabilidade ética”.

Serviço
www.ibm.com

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas