Search
Search

Vivo terá Nokia como fornecedora de core para rede 5G standalone

Vivo terá Nokia como fornecedora de core para rede 5G standalone

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 9/05/2022
Veículo: Teletime

Com o prazo de liberação do espectro de 3,5 GHz chegando em julho, a Vivo anunciou que a Nokia vai fornecer soluções de core de rede 5G standalone para ela. A parceria, que não é exclusiva, foi comunicada nesta sexta-feira, 6, e prevê que a companhia finlandesa seja provedora de funções de sinalização e controle da infraestrutura. A operadora pretende aumentar escalabilidade e desempenho das implantações com a solução.

Os elementos de sinalização e controle são parte do processo de autenticação, mobilidade dos usuários e garantia de conexão entre rede e terminais móveis com melhores condições de latência e largura de banda. No comunicado, a Vivo diz que o acordo permite à operadora prosseguir com “a estratégia de separação entre o plano de controle e o plano de usuário que alinha com a estratégia de utilização de múltiplos fornecedores a implementação em larga escala do 5G”.

De acordo com a tele, o 5G SA em cloud com funções implantadas em containers da Nokia pode ser utilizado de forma agnóstica em qualquer infraestrutura, com flexibilidade e escalabilidade. Mas a empresa deixa claro que não se trata de um acordo de exclusividade. “O acordo com a Nokia é chave para a estratégia da Vivo de construir um core de rede virtualizado e composto por mais de um fornecedor“, disse no comunicado o head de planejamento e tecnologia de redes da Vivo, Élmo Matos.

A escolha acontece em meio a diversas sinalizações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) e da Anatel de que o prazo para a limpeza de espectro da banda C acontecerá mesmo ao final de junho, com a consequente liberação da faixa para o 5G nas capitais ao final de julho. Como há a exigência de que a quinta geração seja no Release 16 do 3GPP, as empresas estão se preparando para o padrão standalone.

É também um contrato importante para a Nokia, que viu há duas semanas um dos seus maiores clientes, a Oi Móvel, ter a venda para a Claro, TIM e Vivo concluída.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas