Search
Search

SEO: conheça as atualizações, estratégias e tendências

SEO: conheça as atualizações, estratégias e tendências

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 20/9/2022
Veículo: Meio e Mensagem

Enzo Pasianot, da Chili, detalha as mudanças das ferramenta de busca, a importância do conteúdo e do mobile e as evoluções esperadas

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, pode até parecer conceito recente, mas a sua evolução acompanha a história da internet e dos buscadores. E é exatamente por conta dessa dinâmica que as estratégias usadas para gerar tráfico orgânico e fazer com que determinado conteúdo ou página esteja em destaque nas páginas de pesquisa estão em constante transformação. Enzo Pasianot, analista de SEO pleno da Chili, agência digital que tem o SEO como uma de suas expertises, explica quais são as mudanças mais recentes e a que tendências as companhias precisam estar atentas.

Meio & Mensagem – Em linhas gerais, o que é SEO? Qual é a função da ferramenta?
Enzo Pasianot – Basicamente, SEO são diversas estratégias utilizadas para alcançar posicionamentos (primeira página) dos buscadores (Google, Bing, Yahoo etc.) gerando tráfego orgânico. A função é gerar, através desse conjunto de técnicas e estratégias, tráfego e conversão vindos organicamente dos buscadores. Ou seja, as pessoas devem encontrar o seu site buscando por um termo e acessá-los usando links orgânicos (não patrocinados). Por meio dessas técnicas, podemos otimizar o site para que esteja na primeira página do buscador trazendo para o usuário conteúdo com mais relevância na sua pesquisa. Quando falamos de técnicas, é possível delinear algumas opções, como a criação de conteúdo de qualidade para o usuário, o trabalho de utilizar âncoras para linkar o seu site em outros, otimizações e outros.

M&M – Em que patamar está o debate sobre SEO? E o  quanto companhias e veículos estão conscientes sobre sua importância?
Pasianot – O tópico passa por  crescente desmistificação. O mercado de SEO está aumentando muito por conta da demanda que as companhias têm. Antes, se falava de mídia paga, mas houve mudança, principalmente durante a pandemia, em que muitos empreendedores começaram a entender a importância de se ter estratégia de marketing sólida, em que o SEO e a mídia paga andam juntos. Contudo, existem ainda diversos mitos que precisam ser sanados sobre o SEO. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que acontece de forma natural, somente com estratégia de mídia paga. Mas, se você quer alavancar seu SEO, essa estratégia precisa ser trabalhada.

 M&M – Nos últimos anos, quais foram as principais atualizações no conceito de SEO? A que as marcas precisam estar atentas?
Pasianot – Todo ano temos atualizações de SEO, vindas principalmente do Google, que são chamadas de algoritmo de classificação do Google. Acredito que o que as marcas devem estar sempre atentas é sobre a fluidez com que o usuário acessa seu site no mobile. Isso porque o Google tem focado no público mobile, uma vez que grande parte dos sites contam com a maioria de seus acessos vindo do formato mobile. Além disso, um ponto muito recente que o Google trouxe diz respeito à qualidade de conteúdo dentro do site. É necessário sempre tornar o seu conteúdo o mais fluido possível para a leitura do usuário, ou seja, sempre focar seu conteúdo no usuário, e não no robô do Google.

M&M – Com essas mudanças, quais são os principais desafios de se criar estratégias e aplicar as práticas de SEO de forma bem-sucedida?
Pasianot – Acredito que o principal desafio é a competição que existe dentro da SERP (Search Engine Results PageSearch Engine Results Page ou lista de resultados do Google). Com mais marcas trabalhando o SEO, a competitividade pelos seus termos na primeira página aumentou significativamente. E como podemos buscar isso? Sempre analisar seus competidores e tentar inovar na forma com que eles estão fazendo nos três pilares principais do SEO: técnico, onpage (conteúdo) e off-page (backlinks).

M&M – E quais são as tendências sobre SEO?
Pasianot – Com essa inovação que temos no mobile, é muito importante estarmos preparados para a pesquisa de voz. Outra tendência que tem crescido bastante é a do Google Lens que, em resumo, é a pesquisa através de imagens. Por fim, o uso de vídeos que replicam o conteúdo do texto também tem mostrado potencial na hora de ranquear melhor os termos nas primeiras páginas. Acredito que essas frentes podem ser tendência no futuro do SEO.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas