Search
Search

PL de regulação das redes sociais não agrada GT de transição

PL de regulação das redes sociais não agrada GT de transição

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Data: 22/11/2022
Veículo: Tele.Síntese

Grupo de Comunicações quer impor regras às big techs, mas busca construir norma com amplo debate.

O grupo técnico de Comunicações do governo de transição defende a regulação de redes sociais e outras plataformas digitais, mas não terá o projeto de lei (PL) que já foi protocolado na Câmara dos Deputados como ponto de partida. O Tele.Síntese apurou que a visão predominante no GT é de que o texto é “limitado”.

A intenção do novo governo é ampliar a discussão no sentido de ouvir os atores envolvidos, em amplo debate, e garantir que as regras vão abranger a dimensão do tema. A princípio, os trabalhos relacionados à internet desenvolvidos pelo grupo técnico são de diagnóstico e análise de competências.

A proposta de lei em questão, PL 2.768/2022, é de autoria do deputado federal João Maia (PL/RN) e aguarda encaminhamento da Mesa da Câmara. O texto atribui à Anatel o papel de fiscalizar plataformas digitais e as classifica como serviço de valor adicionado.

Na última semana, o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou à imprensa que o tema do PL coincide com a intenção do grupo, mas a reportagem apurou que o texto em trâmite não será o adotado.

PRIMEIRAS CONCLUSÕES

Faltam dez dias para que o GT de Comunicações entregue o primeiro relatório técnico. O documento deve conter uma avaliação do atual cenário das políticas públicas e deve ser acompanhado de uma lista das normas que devem ser revogadas.

Uma das ações do governo Bolsonaro que serão revistas pelo grupo de Comunicações é a fusão da TV Brasil e TV NBR. O tema está sendo discutido em conjunto com o GT de Comunicação Social, já que envolve a definição do veículo de comunicação pública. Nesta terça-feira, os integrantes dos grupos se reuniram com representantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Outra revisão do futuro governo será a retirada dos Correios do plano de privatização, tema de consenso entre os integrantes.

Um segundo relatório do GT deve ser apresentado em dezembro, com medidas que vão subsidiar o planejamento dos primeiros 100 dias do novo governo.

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 66

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas