Data: 7/12/2022
Veículo: Tudo Rádio
Canais da região de Ribeirão Preto (SP) e da Grande São Paulo também estão no “pacote” publicado no Diário Oficial da União
Ontem (6), o Diário Oficial da União publicou uma lista de emissoras e canais já aptos para poderem efetivar suas respectivas migrações da faixa AM para o dial FM. Na lista estão canais de mercados importantes como Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Belém (PA), Florianópolis (SC), São Bernardo do Campo (SP), Sertãozinho (SP), Monte Alto (SP), São Lourenço da Mata (PE), Juazeiro (BA), entre outras. Uma das emissoras que está na lista é a O POVO CBN AM 1010 da capital cearense, que irá operar em 90.3 FM.
Das principais praças com canais encaminhados para a migração AM-FM na publicação de ontem do DOU, Fortaleza, Belém, Grande Recife e Florianópolis contarão com novas estações em FM convencional, ou seja, emissoras que serão acomodadas entre 88.1 FM e 107.9 FM. Já na Grande São Paulo, Curitiba e na Grande Ribeirão Preto a faixa FM estendida (iniciada em 76.1 FM) será utilizada pelas novas migrantes AM-FM.
Em Fortaleza, a Rádio O Povo CBN AM 1010 irá para FM 90.3, com operação de classe A2 (saiba mais). Hoje a estação opera em conjunto com a CBN FM 95.5, ou seja, há uma dúvida no mercado local de como o Grupo O Povo irá operar a sua nova estação de FM.
Já em Florianópolis existe outra curiosidade: a Rádio Divino Oleiro AM 1110 vai operar em FM 105.5, sendo classe C de operação. Trata-se de um porte operacional bem inferior ao que as FMs da capital catarinense costumam ter, até para conseguir cobrir boa parte da extensa Ilha de Santa Catarina. Porém, neste caso, existe um canal vago em 105.5 FM para a Praia dos Ingleses, localizada no norte da ilha, sendo também de classe C. Será o primeiro caso de duas FMs de baixa potência, utilizando o mesmo canal no mesmo município.
Na Grande São Paulo, a emissora listada é a atual Deus é Amor AM 1300 de São Bernardo do Campo, conhecida também como Rádio Universo AM. A estação vai para FM 81.1, ou seja, em FM estendido. Vale recordar que a emissora funciona como uma das cabeças da extensa rede da Deus é Amor, de formato religioso/gospel.
Já em Curitiba (PR), a emissora indicada na migração AM-FM é a Rádio Cidade AM 670, estação controlada pelo Grupo J.Malucelli. Vale recordar que esse grupo já conta com as atuais Alpha FM 90.1 (adulto-contemporâneo) e a BandNews FM 96.3 (jornalismo, em parceria com o Grupo Bandeirantes) no FM curitibano.