Search
Search

Faixa de 800 MHz pode entrar no leilão de sobras de 2015

Faixa de 800 MHz pode entrar no leilão de sobras de 2015

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Equipe técnica da Anatel estuda disponibilizar a faixa de 800 MHz para LTE, embora essa análise ainda esteja em fase preliminar e não tenha sido submetida à Superintendência da agência. “A gente está estudando essas faixas, é um contínuo”, disse o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Marconi Maya, durante o Painel TELEBRASIL 2014 nesta terça, 9. A ideia é tentar aproveitar a faixa hoje ocupada com o trunking da Nextel, no caso de ocorrer a migração da licença de Serviço Móvel Especializado (SME) para Serviço Móvel Pessoal (SMP), além da possibilidade de usar pedaços já daqui a um ano em leilão.

Maya considera a possibilidade de aproveitar parte desse espectro no leilão de sobras, que aproveita “buracos” na faixa de 3,5 GHz, 2,5 GHz e de 1,8 GHz, e que poderia acontecer já na metade de 2015. “A faixa de 800 MHz pode até entrar em algum pedaço do superleilão”, declarou ele em conversa com jornalistas. “Procuramos é o multiuso da faixa”.

A banda de 800 MHz, que vai de 790 MHz a 862 MHz, é atualmente utilizada na Europa desde janeiro do ano passado, em uma tentativa de harmonizar o dividendo digital na região. A Nii Holdings, controladora da Nextel, já declarou sua intenção de usar a faixa no Brasil no caso de haver a liberação da migração do SME para o SMP.

Teletime 
Bruno do Amaral 

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 67

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas