Em menos de dois meses, três realities shows de culinária surgiram na programação brasileira: ‘Master Chef’, ‘Cozinha sob Pressão’ e ‘Chef Ver Mais’. As atrações fazem parte da grade de Band, SBT e RIC TV, respectivamente. As apostas surgem para inaugurar o formato no país, que em breve deve chegar aos canais pagos.
Com apresentação de Ana Paulo Padrão, o ‘Master Chef’ foi o primeiro a estrear. Na programação da Band desde o final de agosto, o reality show é um formato da Shine Group, que já é veiculado em outros 145 países. A temporada deste ano terá 17 episódios e traz como jurados os chefes Erick Jacquin (do “Tartar&Co”), Henrique Fogaça (do “Sal Gastronomia”) e Paola Carosella (do “Arturito”). O grande vencedor, dentre os 16 selecionados para a atração, levará como prêmio R$ 150 mil, um carro zero Km e uma bolsa de estudos na “Le Cordon Bleu”, em Paris. Em termos publicitários, o programa vendeu todas as cotas de patrocínio. Na lista, marcas como Carrefour (que comanda o supermercado da atração), Danubio, Fiat, Oster e Seara. O top de 5 minutos fica com Mister Musculo, enquanto o Spoleto tem ações de merchandising. As cotas de visualização foram adquiridas por Consul e Tramontina.
No SBT, o formato do ‘Cozinha Sob Pressão’, com apresentação de Carlos Bertolazzi e com estreia marcada para este sábado, 11, segue o mesmo formato do ‘Hell’s Kitchen’, da produtora Fremantle e originalmente comandado pelo chef-celebridade Gordon Ramsay. Na exibição, os concorrentes estarão divididos em duas cozinhas. A cada episódio, as equipes vão preparar pratos propostos por Bertolazzi a fim de convencê-lo de que sabem bem como lidar com a pressão de uma cozinha de um restaurante profissional. Serão 14 profissionais na disputa pelo prêmio de R$ 100 mil em barras de ouro. O programa tem patrocínio de marcas como Friboi, Ajinomoto, Camil e Hellmann’s.
Por fim, o ‘Chef Ver Mais’ está na grade da RIC TV, afiliada da Record em Santa Catarina. O programa fica dentro do ‘Ver Mais’ e foi dividido em cinco episódios. Como se trata de uma realização da TV com patrocínio do Shopping Mueller e da Univille, alunos do curso de Gastronomia da instituição puderam se inscrever. No total, foram 17 inscritos, sendo que oito foram aprovados para participarem do reality. Cada etapa mostra a tarefa que os candidatos recebem, que é a realização do prato do dia. A estreia aconteceu na terça-feira, 7, e já eliminou dois concorrentes – Ítalo dos Santos foi automaticamente eliminado porque faltou em uma das etapas; Hector Ferreira recebeu a menor nota. Os pratos são avaliados por quatro jurados, um deles é o júri técnico e tem peso dois na votação e os outros três são convidados indicados pela organização e patrocinadores. No final, o ganhador levará para casa uma batedeira e um tablet. O segundo colocado ganhará um frigobar retrô, além de divulgação na emissora.
Fora da TV aberta, o canal Food Network chegará este mês à programação paga. A informação é do colunista do R7, Fernando Oliveira. De acordo com ele, o canal vai estrear com produções nacionais como o ‘Menu da Semana’, com Camila Raffanti e Juliana Araripe, e uma adaptação do ‘I Could Kill for Dessert’, com Danielle Noce. O espaço de culinária deve estar, em primeiro momento, na Sky e prevê trazer atrações internacionais traduzidas.
Comunique-se
Da Redação.