Search
Search

Comissão rejeita mensagens na TV sobre direitos do consumidor

Comissão rejeita mensagens na TV sobre direitos do consumidor

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou, na quarta-feira (10), o Projeto de Lei 1884/11, do deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB), que obriga emissoras de rádio e de televisão a veicular, diariamente, mensagens de interesse público sobre os direitos dos consumidores.

Pela proposta, a elaboração dos comunicados seria de responsabilidade do Poder Executivo. O relator da matéria, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), recomendou sua rejeição com o argumento de que o assunto, se aprovado, geraria precedentes.

“Outras inserções gratuitas podem vir a ser requisitadas futuramente, o que seria desastroso para o faturamento das emissoras de rádio e televisão, principalmente para as pequenas e médias concessionárias”, observou Izar.

Ressarcimento
Ele argumentou ainda que a veiculação de mensagens gratuitas pode prejudicar o cidadão comum, uma vez que as emissoras de rádio e TV demandariam algum ressarcimento.

“Mesmo nos casos da propaganda eleitoral e partidária, conhecida como gratuita, a lei autoriza que as emissoras busquem ressarcimento fiscal. Há compensação de receita para as concessionárias, sendo um custo para o Estado brasileiro e, naturalmente, para os cidadãos”, explicou.

Na opinião de Ricardo Izar, os direitos dos consumidores devem ser levados a público de outras formas, como em palestras realizadas nas escolas. Ainda segundo o relator, a atuação dos órgãos de defesa do consumidor deve ser reforçada.

Parecer vencedor
Ricardo Izar, na verdade, foi relator do parecer vencedor, uma vez que o parecer original, apresentado pelo deputado Reguffe (PDT-DF), pela aprovação com emenda, foi rejeitado pela comissão. O parecer de Reguffe tornou-se, então, voto em separado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araújo
Agência Câmara de Notícias
COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Agenda Record Europa 1
Na RECORD Europa, presidente da Abratel recebe líderes e autoridades brasileiras
mcom
SECOE volta a se chamar Secretaria de Radiodifusão
5G
5G chega a mais de 1.500 cidades e já alcança 70% da população brasileira
img20250702175719550MED
Comissão de Comunicação da Câmara ouve Ministro das Comunicações
10-07-2024-Fachadas-do-STF-Gustavo-Moreno-3-scaled
STF define parâmetros para responsabilização de plataformas por conteúdos de terceiros
Informe Abratel
Loading...
1 2 60

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas