Pesquisar
Pesquisar

Projeto que regulamenta a propaganda pode ser votado no 2º semestre

Projeto que regulamenta a propaganda pode ser votado no 2º semestre

A subcomissão sobre publicidade e propaganda deve analisar proposta que obriga as emissoras de rádio e TV a destinarem no mínimo 30% de seu horário a programas educativos. O grupo foi criado no último dia 6 pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

O presidente da subcomissão, deputado Júlio Campos (DEM-MT), defende a revisão da programação das emissoras para que elas sejam obrigadas a tratar de assuntos como combate ao uso de drogas e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Por outro lado, ele acredita que as emissoras do interior devem ser autorizadas a buscar recursos privados.

“Nós também iremos incluir que as emissoras educativas e as nossas RTV [Serviço de Retransmissão de Televisão], que são aquelas rádio e televisão de retransmissão do interior, tenham direito de que pelo menos 15% a 20% da sua programação seja feita de anúncios, para que possa viabilizar mais os recursos para essas emissoras que vivem à míngua praticamente, dependentes do Poder Público”, explica o parlamentar.

A subcomissão vai analisar cerca de 50 projetos sobre publicidade e propaganda que tramitam na Câmara, inclusive aqueles relacionados à propaganda infantil. Júlio Campos afirma que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária não é suficiente para regular o setor.

Outros assuntos que serão tratados são o estabelecimento de critérios de desconcentração na contratação de publicidade por órgãos públicos e a reserva de canal nacional para transmissão da programação da TV Escola, do Ministério da Educação.

O relator da subcomissão é o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) e tem 90 dias para apresentar seu relatório.

Por Sílvia Mugnatto
Agência Câmara

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas