A convite da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação – SOR da Anatel, a Abratel participa na primeira semana de junho da continuidade ao trabalho de pareamento dos canais de Retransmissão de TV em caráter secundário, visando o atendimento ao estabelecido na Portaria MC n.º 486, de 18 de dezembro de 2012.
O replanejamento do PBTVD tem o objetivo de verificar a viabilidade da liberação da faixa de 698 a 806 MHz (canais 52 a 68). As reuniões tratarão de Estados das Regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul ainda não contemplados em reuniões anteriores.
O Cronograma de datas das reuniões ficou assim, no dia 3 de junho será a vez Mato Grosso do Sul e Goiás. Espírito Santo e Rio de Janeiro ficaram para o dia 4. Para o dia 5, o estado de São Paulo e dia 6, Paraná.
Para o consultor técnico da Abratel, o engenheiro André Felipe Trindade, essa fase é a mais delicada por se tratar dos maiores centros urbanos. “O pareamento dos canais secundários é uma das pendências que a Anatel tem a resolver antes da realização do leilão da faixa de 700 MHz. Chegamos agora ao cenário mais desafiador, que é parear os canais (secundários) em unidades da federação densamente utilizadas, como São Paulo”, afirma Trindade.
Além da Abratel, participam da reunião representantes do Ministério das Comunicações, do Grupo de Canalização da SET e dos engenheiros representantes das concessionárias e autorizadas, públicas e privadas, de cada região em estudo.
Confira o que é considerado ao realizar o replanejamento:
Por João Camilo
Assessoria de Comunicação da Abratel