Pesquisar
Pesquisar

Instalada comissão mista da MP que flexibiliza horário da ‘Voz do Brasil’ durante a Copa

Instalada comissão mista da MP que flexibiliza horário da ‘Voz do Brasil’ durante a Copa

Foi instalada nesta quarta-feira (11) a comissão do Congresso Nacional que emitirá parecer sobre a Medida Provisória (MP) 648/2014, que flexibiliza o horário de transmissão da Voz do Brasil durante a Copa do Mundo de Futebol. A comissão mista será presidida pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e terá como vice-presidente o senador José Pimentel (PT-CE). O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) foi indicado relator da matéria.

A MP 648/2014 determina que, no período de 12 de junho a 13 de julho, a Voz do Brasil poderá ser transmitida entre 19h e 22h. Hoje, as emissoras de rádio são obrigadas a veicular o programa das 19h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira.

A medida provisória também modifica a Lei 4.117/1962 para prever que futuras mudanças temporárias no horário do programa, em casos de interesse público, poderão ser feitas por ato conjunto da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Independentemente da aprovação da MP 648/2014, o novo intervalo para veiculação do programa já estará valendo a partir desta quinta-feira, 12 de junho, uma vez que as medidas provisórias têm força de lei desde sua publicação. No entanto, os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), assim como onze deputados, apresentaram emendas para tornar permanente a flexibilização do horário.

Já as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) querem retirar da MP parágrafo que permite mudanças no horário do programa por ato da Presidência da República. E Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentou emenda para assegurar a parlamentares o direito de serem acionistas ou cotistas de emissora privada de rádio.

Outros quatro parlamentares apresentaram emendas para introduzir na MP 648/2014 mudanças em leis que tratam de geração, distribuição e fornecimento de energia elétrica.

Conforme informou José Pimentel, a comissão mista deve voltar a se reunir no dia 1º de julho, para aprovação do calendário de trabalho. Após a aprovação do parecer da comissão mista, a MP segue para votação pelos plenários da Câmara e depois do Senado, perdendo a validade se não for aprovada até novembro.

Polêmica

A Voz do Brasil é transmitida desde 1935, mas sua veiculação obrigatória divide opiniões. De um lado, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) quer flexibilizar a transmissão e defende a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 109/2006 — PL 495/2003, na Câmara dos Deputados — que já passou no Senado na forma de substitutivo e retornou para exame pelos deputados.

Em sentido oposto, o Movimento em Defesa do Programa Voz do Brasil afirma que a mudança de horário favorece empresários do setor, mas prejudica a população, em especial os moradores das cidades do interior e de localidades mais remotas, que têm no programa uma fonte de informação sobre as decisões do Congresso, do Executivo e do Judiciário.

Por Iara Guimarães Altafin
Agência Senado

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
homem pirataria
Brasil intensifica combate à pirataria digital em 2025
empregos-comunicacao
Setor de comunicação cria quase 455 mil empregos em 2025
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
EAF anuncia Gina Marques Duarte como nova CEO
banner ecad
Abratel renova convênio com Ecad
midiacom rj 1
Comunicação é a 2ª maior força econômica do RJ, aponta debate com participação da Abratel
Informe Abratel
Loading...
1 2 80

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas