Search
Search

Profissionais de quatro países vão receber capacitação em TV digital

Profissionais de quatro países vão receber capacitação em TV digital

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Parceria com universidade vai oferecer formação em tecnologia Ginga e produção de conteúdos

Técnicos e pesquisadores de quatro países que adotaram o padrão nipo-brasileiro de TV digital vão receber capacitação em tecnologia Ginga e na produção de conteúdos interativos para o sistema. A formação será oferecida no Chile, Uruguai, Equador e Peru pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A capacitação tecnológica e transferência de tecnologia aos países que optaram pelo sistema nipo-brasileiro faz parte de acordos firmados entre os países. O trabalho será executado por uma equipe do o Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid, do Centro de Informática da UFPB. A previsão é de que a formação comece a ser oferecida ainda este ano.

Nesta semana, o secretário-executivo do MiniCom, Genildo Lins, e a coordenadora do Grupo de Trabalho de TV Digital, Sissi Alves da Silva, formalizaram o convite à equipe da universidade. Genildo informou que viabilizar a formação de técnicos e pesquisadores de outros países para que conheçam as potencialidades do software Ginga e outras funcionalidades do padrão de TV digital brasileiro tem sido uma das ações do ministério, visando expandir essa tecnologia em 17 países da América do Sul, América Central e África.

Interatividade

O Núcleo Lavid, da UFPB, é um dos segmentos que contribuiu no processo de digitalização do sinal televisivo no Brasil, destacando-se pelo desenvolvimento do Ginga, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Esse software tornou possível a interatividade no sistema brasileiro de televisão digital e permite ao telespectador uma participação mais ativa durante a programação, como, por exemplo, responder a enquetes e realizar compras, através da TV, com o uso do controle remoto.

Pesquisas

Na visita à universidade, Genildo Lins e Sissi da Silva conheceram algumas pesquisas que o Lavid vem realizando e que utilizam o software Ginga. Foram apresentados o projeto LibrasTV, o Brasil 4D e o Cinema 4K. A plataforma LibrasTV permite maior acessibilidade de pessoas surdas à TV digital, web e cinema digital. Os conteúdos em Libras são gerados para a TV digital, web e cinema digital, a partir da tradução automática de textos, legendas ou áudio, e representados por um avatar, uma espécie de agente animado virtual.

Com informações da Ascom do Centro de Informática da UFPB

Por Ministério das Comunicações

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
microfone
MCom reabre prazo para adaptação de rádios OC/OT para FM
ads_1200x628
Futurecom 2025 com desconto exclusivo para associadas Abratel
ANATEL-fachada
Anatel intensifica combate à pirataria e equipamentos não homologados
radiodifusão
Nova lei moderniza legislação da radiodifusão; confira o que muda
Abratel_Oficio-2-5
Nota de Repúdio | RECORD Bahia
Informe Abratel
Loading...
1 2 67

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas